Verdadeiro Olhar

Portadores de deficiência vão testar acessibilidades na cidade de Paredes

“Mobilidade” e “sensibilização”. São essas as duas palavras chave das acções previstas pela Câmara Municipal de Paredes para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade.

“Há muito a fazer no concelho de Paredes pela mobilidade. Há um longo caminho a percorrer”, reconheceu o presidente da autarquia durante a apresentação do evento. “A sensibilização é o primeiro passo e o objectivo principal desta semana”, explicou Alexandre Almeida, reconhecendo que Paredes tem problemas causados pela orografia do território, mas também pelas dificuldades com transportes públicos, que estão a tentar resolver. “Já está a ser lançado pela Área Metropolitana do Porto o concurso que vai aumentar o número de carreiras e a sua frequência”, lembrou.

Um dos principais enfoques passa por tornar a cidade mais acessível a quem tem mobilidade reduzida. Essa será uma das grandes acções desta Semana, que vai levar pessoas com deficiência a percorrer a cidade mostrando o que está bem e mal e o que há a fazer, assumiu Alexandre Almeida. “Queremos que haja acessibilidade. Mesmo na Câmara há pontos já identificados que é preciso alterar”, reconheceu. As acções planeadas visam ainda incentivar a caminhada e o uso de bicicleta. O presidente da Câmara lembrou que algumas das bicicletas de uso partilhado, que passaram anos desactivadas e por reparar nos armazéns da autarquia, têm sido arranjadas e colocadas nos parques de lazer, como Louredo e Bitarães.

E porque não se pode querer que as pessoas usem outros transportes, como o comboio, sem alternativas, o autarca adiantou que o parque de estacionamento junto à estação de Paredes será reformulado para aumentar o número de lugares. Está também em fase final o concurso que vai permitir criar um parque de estacionamento no espaço da antiga ETAR, criando mais 151 lugares.

Programa com acções destinadas às escolas e à população em geral

O tema da Semana Europeia da Mobilidade deste ano é “Caminha Connosco”, ressalvando os benefícios ambientais, e não só, de caminhar e pedalar. Uma actividade “gratuita ou de custo acessível e em que as viagens podem ser partilhadas com amigos e familiares”, explicou Luís Carvalho, técnico da Câmara que apresentou o programa.

Em Paredes, o programa inclui diversas actividades. Entre os dias 16 e 22 de Setembro decorrerá um concurso de fotografia online, designado “A tua selfie na mobilidade activa”, que apela ao envio de fotografias sobre andar a pé, de bicicleta ou de transportes públicos. A par disso decorre a acção “Mobilidade Activa no Município de Paredes”, destinada aos funcionários municipais. Os que escolherem vir a pé, de bicicleta ou em boleia partilhada, soluções mais amigas do ambiente, nesse período vão receber uma senha para um café/dia.

No dia 17, crianças do Agrupamento de Escolas de Sobreira vão participar numa caminhada com plogging (recolha de lixo) na Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, e vão poder experimentar um simulador que avalia a pegada ecológica. No dia seguinte, crianças da Escola Básica de Cristelo vão assumir o papel de automobilistas, peões ou mesmo polícias num Circuito de Prevenção Rodoviária.

Os dias 19 e 20 de Setembro são dedicados à sensibilização nas escolas destinada a alunos do quarto ano, que vão ouvir falar de mobilidade activa, podendo levar essa mensagem aos pais. As sessões decorrem na Escola Básica n.º 1 de Lordelo, na Escola Básica n.º 1 de Rebordosa, na Escola Básica n.º 2 de Paredes e na Escola Básica de Gandra.

No dia 21, há duas acções previstas para o Parque José Guilherme. A primeira chama-se Mobilidade para Todos e é dedicada às pessoas com mobilidade reduzida e deficiência. Será feito um percurso pela cidade, identificando o que está bem e mal feito, contando com a presença de pessoas com mobilidade reduzida. Segue-se, à noite, o “Anda de bicicleta connosco”, que convida todos a um passeio de bicicleta, mostrando que há vários percursos diários que podem ser feitos com base nesta forma de mobilidade.

A 22, assinala-se o Dia Europeu sem Carros. Em Paredes, está previsto o encerramento integral da Praça José Guilherme, Rua 1.º de Dezembro e Rua de Valbom e parcial da Rua Dr. António Mendes Moreira, Rua Vitorino Leão Ramos e Rua Dr. José Correia, entre as 8h00 e as 18h00. Às 10h00 realiza-se a caminhada “Caminha Connosco” que levará os participantes por vários pontos da cidade, contando com a animação das Bandas Filarmónicas de Baltar e Cete. Entre as 10h00 e as 18h00, Paredes terá também um “ponto de mobilidade”, com bicicletas, bicicletas eléctricas e demonstrações de carros eléctricos. No mesmo horário, as crianças que forem ao Parque José Guilherme podem usufruir do “Dar Cor à Mobilidade”, uma actividade que as sensibiliza para a temática.