A Câmara Municipal de Paredes e a Associação NATIVA – Natureza, Invasoras e Valorização Ambiental celebraram um protocolo de colaboração, com a duração de 12 meses, que visa o combate e controle da vespa velutina ou asiática, adianta nota de imprensa.
O objectivo, explica a autarquia, é a eliminação e controlo da vespa velutina utilizando técnicas inovadoras, de uma forma menos dispendiosa, com a colocação de armadilhas de captura e da utilização de biocidas específicos para o extermínio desta espécie invasora.
O protocolo prevê ainda a realização de reuniões com as juntas de freguesia, apicultores e população interessada com o propósito de envolver todos os intervenientes na identificação e localização dos ninhos vespeiros. Durante o mês de Abril estão já previstas acções de divulgação do projecto com a entrega de documentação informativa.
“Refira-se que a armadilha selectiva para captura de vespas fundadoras é gratuita e a sua distribuição pode ser solicitada no Serviço Municipal de Protecção Civil da autarquia”, diz nota de imprensa.