Com a chegada de um Verão que será certamente atípico, as Poker Runs podem ser uma solução interessante para pequenos grupos de amigos e familiares que pretendam passar uma tarde divertida ao ar livre. Num momento em que ainda existem muitas restrições ao nível da actividade social pública, prevê-se um Verão com menos festivais, menos eventos públicos, e menos oferta comercial do que é costume. Em Julho, o Lousada Verão Fitness fará certamente parte do pequeno grupo de excepções; mas para todos aqueles que pretendam colmatar a sua agenda de Verão com um serão bem passada em família, as Poker Runs podem ser a solução ideal.
Mas afinal, o que é uma Poker Run e o que é que é preciso para organizar uma?
Uma tradição… americana
As Poker Runs são extremamente populares nos Estados Unidos e já convenceram um pequeno grupo de outros países. São, na sua essência, uma desculpa para passar uma tarde divertida ao ar livre com um pequeno grupo de amigos ou familiares. Na maioria dos casos envolvem carros, motas, ou mesmo cavalos, mas podem ser disputadas sem recurso a qualquer tipo de veículo.
Para organizar uma Poker Run são apenas precisos um pequeno grupo de amantes da Natureza, uma área geográfica específica que seja relativamente familiar para os organizadores, e a boa-disposição necessária para montar um pequeno mapa e esconder cartas de jogar numa determinada área. O objectivo dos envolvidos é o seguinte: explorar a Natureza (a pé ou com acesso a qualquer tipo de veículo) e encontrar as cartas escondidas de modo a obter a melhor combinação de cartas possível. A área em que as cartas se encontram escondidas pode ser grande ou pequena, dependendo da conveniência, e os envolvidos têm a opção de trocar cartas com outros jogadores de modo a melhorarem a sua combinação. No final, o jogador com a melhor combinação é o vencedor, sendo que a atribuição ou não-atribuição de um prémio deverá ficar ao cuidado de cada organizador. Como pode ver, é uma actividade que não tem (quase) nada a ver com poker…
Um jogo de poker, mas longe da mesa de jogo
É provável que você já tenha ouvido falar de poker, mesmo que não conheça as regras. Um dos jogos clássicos da cultura de casino, o poker é uma modalidade que hoje em dia é principalmente jogada através de plataformas digitais, como o site português poker online 888. O poker é um jogo de sorte e habilidade cujo sucesso dos jogadores depende de uma determinada hierarquia de combinações de cartas. Estas vão desde o One Pair (ter, por exemplo, um par de Ases na mão) até ao Straight Flush (que supõe que o jogador tenha uma sequência de 5 cartas do mesmo naipe; por exemplo, um Ás, Rei, Dama, Valete, e 10 de espadas). Um jogo fascinante e cerebral, o poker tem no entanto um pequeno defeito: não está adaptado às necessidades daqueles que gostam de actividades ao ar livre.
As Poker Runs surgem para lidar com esta lacuna. Totalmente organizadas por pequenos grupos independentes, as Poker Runs pegam na estrutura de combinações do poker e enquadram-nas no contexto de uma actividade ao ar livre. São por isso uma boa desculpa para passar tempo lá fora com os que lhe são mais próximos e desfrutar dos dias de Sol que aí vêm. E como você é o organizador, cabe-lhe a si decidir qual o tipo de Poker Run que melhor se adequa ao seu estilo.
Dois tipos de Poker Run
Tradicionalmente, as Poker Runs processam-se ao estilo de um jogo tradicional de Texas Hold’em, que é um tipo de poker. No início do jogo, cada participante recebe duas cartas. A partir destas duas cartas iniciais, ele deve coleccionar outras cartas de modo a obter um mínimo de 5. No final, o jogador que tiver coleccionado a melhor combinação de cartas é considerado o vencedor. Alguns especialistas de Poker Run, no entanto, consideravam este método pouco emocionante. Como as Poker Runs são muitas vezes jogadas a um ritmo lento, convidando ao convívio e ao passeio, era sempre possível saber quem seria o vencedor muito antes do jogo acabar. Por isso, eles conceberam um outro tipo de modelo.
Neste segundo tipo, mais próprio para aqueles que gostam de um pouco de emoção, cada jogador só conhece as cartas iniciais que lhe foram atribuídas no final da sessão de jogo. Estas cartas permanecem secretas, e os jogadores são convidados a tentar adivinhar quais as cartas que melhor se adequarão à sua mão. Deste modo, as Poker Runs culminam numa ronda emocionante em que são reveladas as cartas iniciais atribuídas a cada jogador. Embora este método tenha a desvantagem de ser menos baseado em estratégia e mais dependente do factor sorte, acaba por ser mais emocionante por reservar a identidade do grande vencedor até ao final.