O “Plantar Lousada” continua em 2018. As primeiras plantações estão previstas para o dia de Reis, dia 6, no Talude da A42, em Silvares, entre as 9h30 e as 12h30. Ainda em Janeiro, vai decorrer outra actividade na Serra de Campelos (Ordem e Silvares), a 27 de Janeiro, no mesmo horário. No próximo mês as plantações regressam à Mata de Vilar, havendo novas datas a anunciar até Março.
Segundo a Câmara de Lousada serão plantados carvalhos, sobreiros, medronheiros, azereiros, azevinhos, pilriteiros e tantas outras espécies que visam “assegurar a qualidade de vida e contribuir para incrementar a biodiversidade das terras de Lousada”.
Por isso, o município convida todos a inscrever-se nestas acções de plantação. “O envolvimento da comunidade continua a ser de grande importância, num processo em que se pretende implicar a população”, refere.
As inscrições podem ser realizadas na página da autarquia.
“Plantar Lousada… no seu quintal” já ofereceu 4.500 árvores e foi prolongado até Fevereiro
Em novo balanço da iniciativa “Plantar Lousada… no seu quintal”, que oferece árvores gratuitamente a qualquer munícipe que queira árvores nativas para florestar o seu jardim, quintal ou terreno, o município avança que, em Dezembro, passaram pelo Ecocentro mais de 650 pessoas que levaram 4.500 árvores. “Devido à adesão da população esta campanha vai estar em vigor até 14 de Fevereiro”, refere a Câmara Municipal de Lousada em nota de imprensa.
Recorde-se que o Plantar Lousada começou no final de 2016 e visava plantar 10 mil árvores no concelho até 2018. Na primeira época de plantações foram plantadas cerca de 4.500 árvores de 22 espécies diferentes, tendo sido intervencionados mais de 10 hectares de áreas degradadas com o apoio de mais de 700 voluntários e 25 instituições que contribuíram com cerca de 3.000 horas de trabalho solidário.