Um homem condenado, em 2020, a uma pena de cinco anos e quatro meses de prisão por crimes de homicídio na forma tentada e ofensas à integridade física qualificadas, e que não se apresentou às autoridades para cumprir pena depois do julgamento, foi agora detido, na Bélgica, em cumprimento de mandado de detenção europeu, adianta a Polícia Judiciária em comunicado. Já foi conduzido a estabelecimento prisional.
Os crimes aconteceram na noite de 7 de Janeiro de 2018, num posto de abastecimento em Duas Igrejas, Penafiel.
“Em contexto de rixa entre dois grupos de indivíduos, o arguido, então com 33 anos de idade, agrediu duas vítimas com recurso a uma arma branca, provocando-lhes ferimentos graves e que careceram de intervenção médica urgente”, descreve a PJ.
O homem foi detido pela Polícia no dia seguinte, sendo que a medida de coação, quando apresentado às autoridades judiciárias, não foi “privativa da liberdade”. Condenado em Dezembro de 2020, tendo a condenação transitado em julgado em Junho de 2021, o “arguido não se apresentou para cumprir a pena em que foi condenado, tendo sido emitido o mandado de detenção”.
* Notícia actualizada com correcção da PJ sobre o país de detenção que foi a Bélgica e não a Suíça.