José Gonçalves, da Pizzaria Boca Doce, em Paços de Ferreira, conquistou na segunda-feira o terceiro lugar na categoria Pizza Arte, na sexta edição do Campeonato Português de Pizza, que decorreu no Cais de Gaia, durante o Festival Italiano.
Participou em duas categorias: na Pizza Clássica, utilizando produtos tradicionais portugueses (como grelos e alheiras), e na Pizza Arte, na qual pretendeu representar Paços de Ferreira. Usou o verde e o amarelo, através do milho e da rúcula, e juntou adereços como a cadeira, que representa a Capital do Móvel, e o ancinho para simbolizar a força da agricultura na região – designou de Pizza Capital do Móvel.
“Sempre que concorro, cada vez tenho melhor classificação e é sempre uma conquista para mim porque é sinal que estou a trabalhar cada vez melhor. É um orgulho para mim o meu trabalho ser reconhecido pelo melhor”, confessa o pizzaiolo ao Verdadeiro Olhar.
Sempre teve “paixão pela pastelaria e pela cozinha” e, então, na mesma zona onde tem a pizzaria aberta há 20 anos, tem também uma pastelaria e uma churrasqueira. Conta que sempre tem trabalhado “para poder evoluir cada vez mais” e que há uns anos descobriu um fornecedor de produtos italianos que fez com fizesse uma “grande mudança” na forma como elaborava as pizzas, passando a utilizar mais a influência desse país nos alimentos que usa.
Foi também através desse fornecedor que começou a ter conhecimento destes concursos. “Tem corrido bem e tem me ajudado a promover o nome da minha pizzaria”, refere.