A Câmara Municipal de Penafiel lançou o concurso público para a reformulação das piscinas municipais exteriores, localizada na Quinta das Lages, na freguesia de Penafiel. As obras num equipamento que estava fechado há cerca de quatro anos significarão um investimento a rondar os 300 mil euros.
As piscinas municipais exteriores deverão reabrir no próximo Verão.
Espaço vai contar com dois tanques
Segundo nota de imprensa da autarquia, a intervenção propõe a criação de três zonas funcionais, que correspondem a diferentes espaços e locais de apoio. Ou seja, haverá uma zona de banho, que compreende todo o espaço composto pelos tanques (tanque principal e chapinheiro), uma zona verde, que corresponde a todos os espaços livres que envolvem a zona das piscinas, e ainda uma zona de serviços técnicos, que inclui todas as infraestruturas e instalações para o tratamento da água, aquecimento, instalações eléctricas, entre outros serviços complementares de apoio.
Após a conclusão das obras, o tanque principal das piscinais municipais exteriores irá ter as dimensões de 26,80×12,50 metros, o que dá um total de superfície de 335,00 metros quadrados. Este tanque será destinado a adultos, sendo a sua profundidade máxima de 1,60 metros e a mínima de 1,20 metros, com uma pendente no sentido nascente-poente de 1,5 por cento.
Já o tanque infantil irá ter as dimensões de 10×7,50 metros, ou seja um total de superfície de 75 metros quadrados. Este será destinado a crianças até aos 6 anos de idade, sendo a sua profundidade máxima de 0,60 metros e a mínima de 0,50 metros, com uma pendente no sentido norte-sul de 1%.
A Câmara Municipal informa que a implantação de todo o conjunto da intervenção destinado à piscina tem uma área total de 4 470 metros quadrados.
Criação de uma nova zona de lazer e desportiva
No comunicado enviado à imprensa, a Câmara Municipal de Penafiel salienta que as piscinas municipais, a par com o parque Intergeracional, “fixam um ponto forte de referência na cidade, no que diz respeito à oferta lúdica e recreativa, tornando-se uma zona urbana de referência, com boas condições de acessibilidades, próximo das escolas e de zonas residenciais e complementares de outros espaços públicos de lazer e de desporto existente no concelho”. Acrescenta que este projecto “vai criar uma nova zona de lazer, recreativa e desportiva, apoiadas por uma zona de acesso já construída, um complexo com balneários e com um parque de estacionamento e, simultaneamente, reabilitar um espaço com potencialidade, turística e recreativa, dando continuidade à aposta na qualificação dos espaços e equipamentos públicos assentes numa base de enraizamento social”.