A Piscina Municipal Rota dos Móveis, em Recarei, está a sofrer obras de requalificação. Nos próximos três meses, o equipamento estará fechado ao público.
A intervenção prevista está orçada em mais de 390 mil euros (mais IVA), sendo co-financiada por fundos europeus.
As obras visam aumentar a eficiência energética e também melhorar os níveis da qualidade do ar no interior do edifício com cerca de 15 anos, adianta a Câmara de Paredes.
Ao Verdadeiro Olhar, a autarquia explica que haverá requalificação da cobertura inclinada, com substituição de revestimento em chapa por uma termicamente mais eficiente; da cobertura plana, com substituição das telas de modo a eliminar as infiltrações e colocação de isolamento térmico; serão colocados sistemas solares fotovoltaicos e sistemas solares térmicos para aquecimento das águas quentes sanitárias; substituídas as caldeiras por caldeiras de condensação de modo a minimizar os gastos de gás e a colmatar uma necessidade dado que os equipamentos se encontravam bastante degradados e substituídas as unidades de desumidificação por novas mais eficientes a nível energético e que vão permitir uma melhoria substancial da qualidade do ar dentro da piscina.
A mesma fonte adianta que está previsto um investimento de 149 mil euros (mais IVA) na Piscina de Rebordosa. Será também substituída a tela na cobertura plana e colocado isolamento térmico, de modo a eliminar as infiltrações e aumentar o conforto térmico. Da mesma forma, decorrerá a substituição da unidade de desumidificação por máquinas mais eficientes a nível energético para melhorar a qualidade de ar no interior. A obra arranca dentro de um mês.