Verdadeiro Olhar

Piloto de Paços de Ferreira Rafaela Barbosa enfrenta desafio inédito no Circuito de Lousada

A temporada 2025 do Campeonato de Portugal de Ralicross / Kartcross segue para o norte do país, com a realização da terceira jornada, no renovado Circuito de Lousada e Rafaela Barbosa, a piloto de Paços de Ferreira, que já soma uma vitória em Castelo Branco e uma boa atuação em Mação, chega a esta ronda com a ambição de continuar entre os destaques da Divisão 1 dos 2RM.

A jovem piloto de 18 anos continua ao volante do seu Citroën Saxo, num circuito que apresenta agora uma configuração renovada. Com 870 metros de comprimento (910 m com Joker Lap), o traçado de Lousada é composto por 61% de asfalto e 39% de terra, com sentido no sentido dos ponteiros do relógio e uma largura média de 12 metros. Após obras de beneficiação, o traçado apresenta agora uma percentagem maior de asfalto.

A reta principal e a longa curva associada foram totalmente asfaltadas. A parte em terra do traçado inicia-se a meio da reta junto à zona do peão e vai até após o novo banking, uma curva inclinada a 14%, já apelidada de “saca-rolhas de Nürburgring”. Esta zona promete muita ação e será decisiva nas provas de Ralicross e Kartcross.

Rafaela, que encara esta prova com cautela e foco na adaptação, uma vez que nenhum piloto teve oportunidade de testar o novo traçado antes da competição, refere que esta visita a Lousada vai ser muito desafiante. As obras da pista foram concluídas recentemente e, por isso, vai ser novidade para todos. Ninguém treinou e vamos todos descobrir as novas exigências da pista ao mesmo tempo. O principal objetivo para este fim de semana é adaptar-me rápido, perceber as partes técnicas e tentar fazer um bom resultado e o maior número de pontos.”

Com um início de época muito positivo, Rafaela Barbosa mantém o foco na consistência e na evolução ao longo do campeonato, reforçando a sua candidatura ao título nacional da Divisão 1 dos 2RM.