O pianista lousadense João Xavier actua, esta sexta-feira, dia 18, na Sala Suggia da Casa da Música, com a orquestra Sinfónica do Porto.
“Quadros Russos” é o nome do concerto que inclui o concerto para piano e orquestra n.º 1 de Rachamaninoff e ainda Quadros de uma exposição de Mussorgski, considerada uma das grandes obras-primas da música russa.
Na apresentação do concerto, João Xavier é descrito como “um dos jovens talentos a inaugurar um Ciclo de Piano na Casa da Música e que, desde então, já viu a sua carreira distinguida com prémios internacionais”.
Recorde-se que, em 2011, João Xavier obteve o 1.º lugar no prémio Jovens Músicos, categoria piano e, em 2014, obteve o 3.º prémio no concurso internacional de piano “Prémio Jaén” em Espanha.
Ingressou no Conservatório de Música do Vale do Sousa com 9 anos e, em 2011 terminou o 8.º grau com a classificação máxima.
Actualmente estuda no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo com a pianista e professora Elisso Virsaladze.
No percurso, João Xavier regista vários prémios internacionais e ainda a participação, a solo e com orquestra, em concertos no Centro Cultural de Belém, Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Sala Suggia da Casa da Música, do Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, Academia estatal de artes y cultura de Volgogrado, Salon Nobre de Diputacion de Badajoz, Teatros del Canal, em Madrid, e em muitos outros.