A Penafiel Verde, responsável pela gestão dos recursos hídricos do município, já tem disponível a recolha de águas residuais de fossas séticas e o serviço pode ser feito através no site da empresa municipal ou no balcão de atendimento ao cliente.
Em comunicado a empresa explica que, deste modo, “pretende garantir o acesso alargado à rede de águas residuais”.
Assim, os utilizadores (domésticos e não-domésticos) podem contratar este serviço, que inclui “recolha, o transporte e o encaminhamento para o destino final adequado”.
Citado na nota de imprensa, a presidente do conselho de administração da Penafiel Verde, destaca a que esta nova possibilidade visa garantir “qualidade”, equiparável à existentes na rede fixa. Alexandra Almeida explica que, a partir de agora, “o cliente deixa de se preocupar com o processo de descarga autónomo” que passa a ser da responsabilidade da Penafiel Verde que assegura uma “adequada descarga com menor impacto nos recursos hídricos da região.”
A empresa garante que este processo é realizado de acordo com os “cumprimentos legais e garantia do seu correto tratamento com encaminhamento para as Estações de Tratamento de Águas Residuais do concelho de Penafiel”.
Este serviço “é calculado através do consumo de água da rede pública ou em função da média da sua tipologia de consumo (doméstico ou não-doméstico)”.
De salientar que, no concelho de Penafiel, “a taxa de adesão através de rede fixa ao serviço de saneamento é de 61%, enquanto que a taxa de cobertura da rede se situa nos 82%”, sublinha o comunicado, acrescentando que, “a falta de limpeza e a manutenção de fossas séticas contribui para a contaminação do solo e da água, incluindo a poluição das captações de água para consumo humano”.
Para o pedido de adesão não existe a obrigatoriedade de já ser cliente da Penafiel Verde, mas a sua contratação do serviço obriga à celebração de um contrato com a empresa.