São 124 vagas para idosos que vão ser criadas pelas associações para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos, de Solidariedade Social de Vila Cova, assim como no Centro Social e Paroquial de Sto. Estevão de Oldrões, foi hoje anunciado. A Câmara Municipal de Penafiel, através de financiamento, vai permitir que sejam construídas ou ampliadas estas estruturas residenciais (ERPI’s).
O protocolo de financiamento já foi firmado entre a autarquia e as três instituições, estando em causa um financiamento municipal que ronda o meio milhão de euros.
Apesar de serem apoiadas pelos programas PARES pelo PRR, Plano de Recuperação e Resiliência, este não deixa de ser um “um grande investimento por parte das instituições”, refere o município, para justificar o financiamento.
Antonino de Sousa, autarca de Penafiel, explica que vai continuar a “apoiar os mais vulneráveis e as instituições de solidariedade social que fazem um trabalho notável dia após dia”, sendo certo que as novas 124 vagas vão permitir “atenuar as listas de espera existentes.”