Verdadeiro Olhar

Penafiel: Também houve motivos “político-partidários” na renúncia de Susana Oliveira ao mandato de vereadora

O anúncio da renúncia ao mandato da vereadora na Câmara de Penafiel de Susana Oliveira foi feito, na semana passada, pela própria autarquia. A justificação dada foram motivos familiares e profissionais e, contactada pelo Verdadeiro Olhar, Susana Oliveira assumiu essas razões e acrescentou apenas que “nada dura para sempre” e que “os ciclos começam e acabam”, lembrando que estava já em funções apenas a meio tempo desde o final de Junho deste ano.

Mas agora, a vereadora, eleita pela Coligação Penafiel Quer (PSD-CDS-PP), publicou uma mensagem vídeo na sua conta pessoal da rede social Facebook em que agradece a todos os que a acompanharam num percurso autárquico de 13 anos e sustenta que, além dos motivos pessoais e profissionais, motivaram-na ainda a esta decisão razões “político-partidárias”.

“A vida dá muitas voltas e, por vezes, leva-nos a tomar decisões em determinados momentos. E há sempre diversos motivos que nos levam a ir por um ou por outro caminho. A partir de 1 de Janeiro de 2023 não estarei mais ao serviço da Câmara Municipal de Penafiel. Renunciarei ao mandato para o qual fui eleita e só posso pedir a vossa compreensão”, disse a autarca. “Na base desta decisão extremamente difícil estiveram vários motivos. Os motivos político-partidários, e esses serão discutidos no momento e locais próprios, e os motivos pessoais e profissionais”, resumiu, acrescentando: “Nestes últimos 13 anos aprendi que é preciso saber interpretar os tempos e conhecer aqueles que nos rodeiam. É importante preservar a sanidade mental e física a bem dos que nos são mais queridos. É importante mantermos a nossa dignidade e o respeito por nós mesmos e é importante saltar da cama todos os dias com um sorriso nos lábios para enfrentar o mundo lá fora. Quando isso não acontece, alguma coisa temos de fazer. Depois de 13 anos de missão pública, enquanto vereadora, vou dedicar-me mais à minha família e profissão”.

Antonino de Sousa não é citado nos agradecimentos

Susana Oliveira voltaria mais à frente à questão das motivações políticas que a fizeram resolver abandonar o cargo. “Obrigada ao meu partido [o PSD] a quem devo uma explicação político-partidária da minha saída, o que tenciono fazer muito em breve”, garantiu, acrescentando agradecimentos à JSD Penafiel e ao PSD Penafiel.

Seguiu-se um rol de ‘obrigados’, sendo destacadas algumas figuras: Jaime Neto, um histórico do PSD Penafiel, que Susana Oliveira chamou de amigo e de “avô na política”; Almiro Mateus, mandatário da Coligação Penafiel Quer a quem também agradeceu a amizade, e Alberto Santos, o presidente que a trouxe para a vereação em 2009.

“Agradeço àquele que acreditou em mim e teve a coragem de escolher uma jovem desconhecida da Portela para integrar a sua lista de candidatos a vereadores em 2009. Uma escolha incompreendida por muitos na altura, que espero ter conseguido esclarecer com o meu trabalho e dedicação a Penafiel ao longo destes anos”, frisou. Numa mensagem ainda mais pessoal, na primeira pessoa, a ainda vereadora elogiou o perfil do, na altura, presidente da Câmara de Penafiel e, agora, presidente da Assembleia Municipal de Penafiel: “Foi um gosto muito grande ter trabalhado consigo naqueles quatro anos presidente Alberto. Aprendi muito. É um homem de muita visão, capacidade de trabalho e sobretudo alguém que sabe valorizar as pessoas que o rodeiam e o trabalho que fazem”.

Sem menção directa ao nome do actual presidente da Câmara, Antonino de Sousa foi integrado numa mensagem conjunta de agradecimento. “Um obrigado aos colegas de executivo e presidentes com quem trabalhei ao longo destes mandatos. Foi um gosto enorme servir Penafiel convosco. Espero ter estado à altura do desafio”, referiu Susana Oliveira na mensagem divulgada.

“Acredito que na política não vale tudo e, por isso, sofri ao longo destes anos, mas também vivi muitas alegrias e valeu muito a pena”

“Por onde passo procuro deixar uma boa semente, que venha a dar frutos, seja de trabalho ou de amizade. Essa é a minha forma de estar na vida e na política não iria ser diferente (…) Acredito que na política não vale tudo e, por isso, sofri ao longo destes anos, mas também vivi muitas alegrias e valeu muito a pena. Dediquei a Penafiel 13 anos da minha juventude e não me arrependo. Se gostava de ter feito mais e melhor, é claro que sim. É sempre possível fazer mais e melhor, mas tudo depende de muitos factores, em cada momento, e nem sempre tudo corre como queremos”, resumiu sobre a sua passagem na vereação.

Susana Oliveira agradeceu ainda o “voto de confiança” dos penafidelenses, aos presidentes de junta (e colegas de executivo), párocos, associações e instituições, entidades públicas e privadas, com os/as quais trabalhou, e ainda aos funcionários da Câmara que a ajudaram a “cumprir a missão”, e à família e amigos.

Recorde-se que quer o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, quer o partido pela qual foi indicada, o PSD Penafiel, já agradeceram os 13 anos de serviço de Susana Oliveira.

A ainda vereadora foi também vice-presidente da Câmara de Penafiel durante dois mandatos. Assume até 1 de Janeiro os pelouros da Cultura e Património, do Desenvolvimento Rural, da Qualidade dos Serviços, Transição Digital e Cidadania, dos Recursos Humanos e da Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética.