“A Quinta da Aveleda foi eleita uma das 50 melhores vinhas do mundo, alcançando a 19.ª posição no prestigiado ranking World’s Best Vineyards”, anunciou a empresa Aveleda.
À frente nesta lista, que elenca vinhas de vários pontos do globo, está apenas uma outra quinta portuguesa, a Quinta do Castro, no Douro, na posição 16.
O ranking “As Melhores Vinhas do Mundo” é uma lista anual que destaca os melhores destinos vinícolas do mundo, lê-se no site da organização.
A lista é criada após as nomeações de quase 600 especialistas em vinho, viagens e enoturismo de todo o mundo serem contadas e comparadas. Há depois uma votação em que “os eleitores devem indicar as experiências gerais que consideram as melhores do mundo e que recomendariam a um amigo”.
Este ano, e devido à pandemia, “as regras de votação foram alteradas”. “Devido à queda nas viagens internacionais e bloqueios locais durante 2020, os eleitores puderam votar em sete vinhas em qualquer região que visitaram nos últimos cinco anos”, refere a organização.
Os resultados foram divulgados este mês. Os três primeiros lugares da lista são liderados por vinhas da Argentina, Espanha e França.
Recorde-se que o Grupo Aveleda é detido pela mesma família, a Família Guedes, há cinco gerações. Trata-se do maior produtor e exportador de vinho verde em Portugal, exportando para mais de 70 países em todo o mundo, lê-se no site da empresa.
A Quinta da Aveleda, em Penafiel, é um dos ex-libris do concelho.