A Câmara de Penafiel tem o quinto prazo médio de pagamento mais elevado do país. O pagamento a fornecedores acontecia, em média, em 278 dias, no final de 2019, mostra o relatório mais recente da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL). Com este resultado, superior a nove meses, o município de Penafiel surge ainda como o que mais demora a pagar facturas no distrito do Porto e na região do Tâmega e Sousa.
Este prazo sofreu um aumento de 123 dias em relação a Dezembro de 2018, quando a autarquia penafidelense tinha um prazo médio de pagamento de 155 dias. A liquidação de facturas chegou a acontecer em 114 dias, em Setembro do ano passado, mas mais que duplicou no último trimestre do ano, revelam os dados.
Acima de Penafiel, com prazos mais elevados, ficam apenas, a nível nacional, Lamego (409 dias), Tabuaço (376 dias), Ourique (310) e Freixo de Espada à Cinta (286).
No extremo oposto, nesta região, está a Câmara de Valongo. A autarquia paga as suas contas em média a quatro dias. É o melhor prazo do distrito do Porto.
Paredes no top 20 dos municípios com prazo de pagamento mais elevado
O prazo médio de pagamento dos 308 municípios em Portugal era, no final de 2019, de 28 dias. Mas havia, segundo o relatório da DGAL, 43 autarquias que ainda demoravam mais de 90 dias a liquidar facturas.
Além de Penafiel, que na região é a que mais tempo leva a resolver os seus compromissos, a Câmara de Paredes está nesta lista das que têm prazo de pagamento mais alargado, acima dos três meses.
O município paredense pagava, em Dezembro, a 185 dias, o registo mais baixo do último ano. Em Dezembro de 2018, a média chegou aos 217 dias.
Em Lousada, a Câmara continua a efectuar pagamentos a fornecedores a menos de dois meses. Ainda assim, o prazo subiu ligeiramente. Está agora nos 51 dias.
Paços de Ferreira, município que no final de 2017 tinha um prazo médio de pagamento de 512 dias, conseguiu, devido ao Fundo de Apoio Municipal, reduzir significativamente o tempo em que paga as suas contas. Em média isso acontece agora em 34 dias, mas chegou a ser em 12, no ano passado.
A Câmara de Valongo é a que mais rapidamente liquida facturas a fornecedores: quatro dias. O prazo médio chegou a ser de dois dias no terceiro trimestre do ano passado.
A DGAL publicou, ontem, a lista do prazo médio de pagamento registado por cada município em Dezembro de 2019. Os dados utilizados foram retirados da aplicação informática SIIAL, em 20 de Abril de 2020, de acordo com a informação reportada pelos municípios, informa a instituição.