Penafiel é um dos seis municípios onde vai passar a ‘Porto-Gaia Granfondo’, uma prova de ciclismo que já tem mais de 700 atletas inscritos, e que está marcada para o dia 14 de abril, tendo o ex ciclista de Paredes, Cândido Barbosa, como diretor.
Para além de Penafiel, esta terceira edição vai incluir passagens pelas estradas da região Norte do país e que fazem parte dos municípios de Gondomar, Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca e Santa Maria da Feira.
A Porto-Gaia Granfondo tem como embaixador o italiano Mario Cipollini, o maior sprinter da história, que conta com 163 vitórias, tantas como Mark Cavendish, mas possuindo mais em Grandes Voltas, 57. O italiano vai cumprir a distância maior, 156,5 quilómetros, sendo que o Mediofondo terá 108,5 quilómetros, e o Minifondo percorre 54,5. É que os percursos desta prova têm distâncias e níveis de exigência distintos.
Apelidado de “Super Mario”, Mario Cipollini terminou a carreira em 2008, mas aos 57 anos continua a pedalar com frequência, promovendo a sua marca de bicicletas, a Cipollini.
A Porto-Gaia Granfondo é organizada pelo fundador da Academia da Bicicleta, Cândido Barbosa e conta com um investimento de 17 500 euros por parte da Câmara Municipal do Porto.
Refira-se que a prova tem uma vertente solidária, já que as verbas arrecadas destinam-se à APPDA Norte – Associação Portuguesa Para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.
As inscrições para participar na Porto-Gaia Granfondo encerram a 10 de abril e já estão inscritos 700 ciclistas. Em 2023 participaram 900 corredores de 14 países.
Esta edição que voltará a ter animação na tarde de sábado, com a competição para jovens na Serra do Pilar. Cipollini estará presente, para incentivar os futuros ciclistas, existindo mais uma novidade, a de a animação da prova se estender à escarpa da marginal de Gaia.