Verdadeiro Olhar

Penafiel: Ministra da Agricultura vai cortar a fita à Agrival, a maior feira agrícola do norte e centro do país

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, vai estar na inauguração da Agrival, a feira agrícola que, amanhã, sexta-feira, e até 27 de agosto está de regresso ao Pavilhão de Feiras e Exposições, na 42ª edição. A cerimónia de abertura está marcada para as 15h00.

Com mais de 350 expositores e milhares de visitantes, “é um certame auto sustentável, com um cariz transversal, que atrai pessoas de todas as idades e gostos, sobretudo, devido à aposta na componente de animação e lazer que proporciona aos seus visitantes”, refere o município.

A Feira Agrícola do Vale do Sousa teve a sua primeira edição em 1980, num modelo muito reduzido comparado com o atual, com a promoção exclusiva do setor agrícola e pecuário do Vale do Sousa. Ao longo dos anos, “foi sofrendo transformações, qualitativas e quantitativas, que a tornam hoje na maior feira agrícola do norte de Portugal”, diz ainda a autarquia, em comunicado.

A mostra vai ocupar uma área de mais de 25 mil metros quadrados, onde se pode encontrar “agricultura, gado e artesanato”, assim como “outros setores de negócio, como a maquinaria, a agroindústria, o comércio automóvel e imobiliário, gastronomia, novas tecnologias, artesanato, têxtil, entre outros”.

Além disto, a forte componente cultural e musical que a Agrival proporciona “é sempre uma das grandes atrações e que leva ao recinto milhares e milhares de pessoas diariamente”.

Este ano, é prometido um “cartaz de excelência”, com as estrelas “Plutónio, Os Quatro e Meia, The Gift, Ivandro, Bispo, Nuno Ribeiro, Aurea, Nininho Vaz Maia e Fernando Daniel”, que vão subir ao palco do evento.

O último dia é reservado para dar a conhecer a Miss Agrival 2023.

E porque o espaço encerra um grande número de tradições, estão prometidos “concursos tradicionais de gastronomia da cebola, melão casca de carvalho, pão de ló e broa de milho, e os espectáculos e performances das gentes da nossa terra, como grupos etnográficos, escolas de dança, ginásios, entre outros”.

E como não poderia deixar de ser, as noites mais quentes do verão vão ser animadas pelos DJ’s Miguel Tika, o MarcosZ, o Cancela, Angry Brothers, Bruno R, Zanova, Pedro Simões (RFM), o Berto Boss e o Odnan.