Penafiel continua a ser o melhor concelho da região para “Viver” e “Visitar”, mostra novo estudo da consultora Bloom Consulting, que mede o desempenho da marca dos 308 municípios do país. Paredes surge novamente como o melhor para “Investir”. De realçar que, Penafiel, está também no top 50 a nível nacional.
Nesta quarta edição do Portugal City Brand Ranking, Lisboa, Porto, Cascais, Braga e Coimbra lideram o ranking nacional.
Na região Norte, o Porto está, mais uma vez, em primeiro lugar, seguindo-se Braga, Vila Nova de Gaia, Guimarães e Matosinhos.
Ranking analisa desempenho económico, turístico e social dos municípios
O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking avalia a performance e a actratividade da marca dos 308 municípios portugueses em três categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver). “O ranking baseia-se em factos concretos, que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais, e capacidade de atrair procuras online por todo o mundo. Um algoritmo matemático analisa todas as variáveis e dita uma classificação para cada município”, explica a consultora autora do estudo.
Nesta quarta edição, o panorama regional não sofreu grandes alterações. Penafiel continua a ser o melhor concelho nas dimensões “Viver” e “Visitar” e surge como o primeiro da região do Tâmega e Sousa, ficando na posição 16 no Norte e na 49.ª a nível nacional.
Segue-se Paredes, que se assume como o melhor município para fazer “Negócios”. Está no lugar 21 do ranking nortenho (desceu uma posição em relação a 2016) e é o 64.ª melhor no país.
Valongo está na 23.ª posição, e também desceu um lugar. De seguida surge Paços de Ferreira (34.º), que subiu três lugares no ranking, e Lousada (42.º), que manteve a posição do ano passado.
Pode consultar os critérios utilizados neste estudo e os resultados obtidos por todos os concelhos aqui.