Verdadeiro Olhar

Penafiel medalhou 17 personalidades nos 252 anos de elevação a cidade

Penafiel assinalou, hoje, os 252 anos de elevação a cidade com a tradicional sessão solene, no Museu Municipal. Desta vez, foram atribuídas 17 medalhas a personalidades do concelho, sendo três Medalhas de Ouro e 14 Medalhas de Mérito Municipais Douradas.

As Medalhas de Ouro homenagearam o médico Almiro Mateus, a enfermeira Luísa Sampaio e a Associação Recreativa Novelense. As Medalhas Municipais Douradas distinguiram um escritor e atletas.

Numa cerimónia em que foi enaltecida a penafidelidade das personalidades medalhadas e em que não foi esquecida a luta do povo ucraniano, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel salientou que os últimos dois anos foram marcados por uma “grande exigência”, “sofrimento”, “medo”, “coragem”, “superação” e “resiliência”.

“Este será o ano de regresso à normalidade”, sentenciou Antonino de Sousa, anunciando que voltarão a ser realizados “os grandes eventos” de Penafiel, como as Festas do Corpo de Deus, o Penafiel Racing Fest ou a Agrival, entre outros.

O autarca lembrou o processo eleitoral para garantir que o executivo a que preside está empenhado em cumprir os compromissos. Já foram iniciados procedimentos para a disponibilização de um seguro de saúde para os seniores do concelho beneficiários do Complemento Solidário para o Idoso e para preparar um programa de promoção e monitorização da saúde mental em crianças em idade pré-escolar para combater os efeitos dos confinamentos, sendo que este último deve ser implementado ainda neste trimestre escolar.

Antonino de Sousa diz que se mantém a prioridade da habitação, pretendendo executar a Estratégia Local de Habitação desenvolvida e pôr em marcha o já anunciado programa Penafiel Casa Acessível, para agregados de rendimentos intermédios, que aguarda validação do IHRU.

Nos projectos a desenvolver estão a conclusão da construção do Centro de Transportes de Penafiel, a concretização da ligação da variante do Cavalum ou o reforço com mais 300 lugares de o estacionamento na cidade, assim como concluir o Ponto C. O edil anunciou ainda que vai avançar “o maior investimento de sempre no concelho” na área das energias renováveis.

Na área social, prometeu, continuará a ser dado apoio aos mais fragilizados. O presidente da Câmara referiu ainda que a Divisão de Acção Social está preparada para disponibilizar apoio a refugiados ucranianos que procurem Penafiel como “porto de abrigo”.

Os homenageados

Almiro Mateus, que se aposentou ao fim de 36 anos de actividade como médico de Medicina Geral e Familiar nos concelhos de Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva, dedicando-se actualmente ao serviço privado. Foi presidente do Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega II do Vale do Sousa Sul, entre outros. Foi provedor do munícipe e sempre colaborou com instituições do concelho.

Luísa Sampaio, enfermeira de 1972 a 2016. Residente em Rio Mau, foi enfermeira no Centro de Saúde de Rio Mau durante vários anos. Reformou-se ao fim de 44 anos de actividade. Foi sempre ligada às instituições da freguesia e desempenhou funções de presidente da Junta de Rio Mau entre 2013 e 2021 – 28 anos de serviço público, destaca a proposta da autarquia aprovada em Assembleia Municipal. Fundou a Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Rio Mau, à qual ainda preside.

A Associação Recreativa Novelense, fundada em 1972, foi homenageada pelo trabalho desenvolvido em várias modalidades de desporto federado, desde o atletismo, o xadrez, o taekwondo, o futsal e pesca desportiva de rio até ao ténis de mesa. Só no ténis de mesa conta com 122 títulos distritais e 80 nacionais, destacando-se a conquista da Taça de Portugal e dois títulos de vice-campeões nacionais nas equipas seniores. Já tinha recebido a Medalha de Mérito Municipal Dourada, mas é agora distinguida com a Medalha de Ouro quando completa 50 anos de existência

A autarquia de Penafiel homenageou ainda 14 personalidades (dois dos distinguidos não estiveram presentes), sobretudo ligadas ao desporto, com a Medalha de Mérito Municipal Dourada. São eles António Gomes de Sousa, um autor de Oldrões que tem dedicado a vida à escrita, sobretudo sobre a história local; Paula da Silva Barbosa, atleta de trail que tem conquistado vários títulos, entre eles o de bi-campeã nacional de Trail Ultra Endurance; Maria Vieira, também atleta de trail e militar da GNR com várias vitórias, nomeadamente as de campeã nacional de trail e a Taça de Portugal da modalidade; Rui Carvalho, ciclista de Penafiel que conquistou, recentemente, o título de campeão nacional de contra-relógio na classe elite; Adão Pinto, de Abragão, piloto que em 2021 foi campeão nacional e conquistou a Taça de Portugal na modalidade; o futebolista Tiago Leal, de Galegos, que já conquistou títulos ao serviço de vários clubes como o Braga ou o Shakhtar e que agora é treinador adjunto; Manuel Ferreira, ciclista da ADRAP que é referência no para-ciclismo, já conquistou inúmeros títulos e foi chamado, em 2021, para representar Portugal no Campeonato do Mundo da modalidade; Rui Fonte, futebolista de Penafiel que conta já com quatro títulos nacionais (duas Taças de Portugal e duas Taças da Liga de Portugal); Hélder Rocha, ligado ao todo-o-terreno desde os 20 anos e que tem conquistado títulos em várias provas internacionais da modalidade; Micael Moreira, de Rans, actual fisioterapeuta da Selecção Nacional do Egipto; Pedro Moura, jovem de Penafiel que tem dado cartas no desporto motorizado e na motonáutica; Diana Sousa, capitã da equipa de futsal feminino do Águias de Santa Marta que disputa a 1.ª divisão do campeonato nacional e que já representou a selecção nacional e a selecção nacional universitária; Maria Barros, atleta de tiro que já conquistou vários títulos nacionais e espera representar o país nos Jogos Olímpico; e João Sousa, de Irivo, que pratica Goalball, atleta do Futebol Clube do Porto que ajudou a equipa a vencer os Jogos Europeus em 2019.