Está tudo apostos para a Agrival, considerada pela autarquia de Penafiel a maior feira agrícola do norte e centro do país, abrir as portas, com 350 expositores e milhares de visitantes.
O certame acontece de 18 a 27 de agosto e está de regresso ao Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, na 42ª edição, onde os ”convidados’ “promovem os seus serviço e produtos”.
Numa área de mais de 25 mil metros quadrados, pode encontrar-se “a agricultura, o gado e o artesanato”, assim como “outros setores de negócio, como a maquinaria, a agroindústria, o comércio automóvel e imobiliário, gastronomia, novas tecnologias, artesanato, têxtil, entre outros”, explica a autarquia, em comunicado.
Além disto, a forte componente cultural e musical que a Agrival proporciona “é sempre uma das grandes atrações e que leva ao recinto milhares e milhares de pessoas diariamente”.
Este ano, é prometido um “cartaz de excelência”, com as estrelas “Plutónio, Os Quatro e Meia, The Gift, Ivandro, Bispo, Nuno Ribeiro, Aurea, Nininho Vaz Maia e Fernando Daniel”, que vão subir ao palco do evento.
O último dia é reservado para dar a conhecer a Miss Agrival 2023.
E porque o espaço encerra um grande número de tradições, estão prometidos “concursos tradicionais de gastronomia da cebola, melão casca de carvalho, pão de ló e broa de milho, e os espectáculos e performances das gentes da nossa terra, como grupos etnográficos, escolas de dança, ginásios, entre outros”.
E como não poderia deixar de ser, as noites mais quentes do verão vão ser animadas pelos DJ’s Miguel Tika, o MarcosZ, o Cancela, Angry Brothers, Bruno R, Zanova, Pedro Simões (RFM), o Berto Boss e o Odnan.
Durante os dez dias, e para além da vertente expositiva e de animação, os milhares de visitantes têm ainda à disposição a Mostra de Gastronomia Nacional, que reúne restaurantes da região e de várias zonas do país e possibilita a degustação de iguarias deliciosas e bem portuguesas.
Para a Câmara Municipal não restam dúvidas que a Agrival é “o foco de Penafiel e de toda a região do Vale do Sousa”, assumindo-se “como um marco de final verão no calendário”, porque representa “as pessoas” que, “ano após ano, trabalham para corresponder às expectativas elevadas” do público”, diz o autarca de Penafiel.
Por isso, prossegue Antonino de Sousa, citando na mesma nota, vão ser “dez dias felizes”, porque “há nos nossos concidadãos um sentimento de pertença, de orgulho. É um grande evento e é nosso. A Agrival é única e especial por tudo, mas, sobretudo, por isto: por ser lugar de encontros e reencontros, de criação de histórias e memórias”.
O destaque vai ainda para a entrada gratuita das famílias numerosas (com três ou mais filhos) que este evento possibilita, desde que seja apresentado o Cartão Municipal de Família Numerosa, mas não só, também dos bombeiros voluntários e idosos das IPSS´s do concelho. A entrada tem um preço de cinco euros.
Recorde-se que, a Feira Agrícola do Vale do Sousa teve a sua primeira edição em 1980, num modelo muito reduzido comparado com o atual, com a promoção exclusiva do setor agrícola e pecuário do Vale do Sousa.
Ao longo dos anos, a Agrival foi sofrendo transformações, qualitativas e quantitativas, que a tornam hoje na maior feira agrícola do norte e centro de Portugal. Com centenas de expositores e milhares de visitantes, “é um certame auto sustentável, com um cariz transversal, que atrai pessoas de todas as idades e gostos, sobretudo, devido à aposta na componente de animação e lazer que proporciona aos seus visitantes”.
Os interessados em visitar este evento podem recolher informação e adquirir bilhetes digitais na página da agrivalpenafiel.