Para contribuir para a prevenção e o combate à violência doméstica, especificamente a que atinge vítimas do sexo feminino, a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinalou o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, ontem, com o lançamento da campanha nacional de sensibilização #NãoSouUmSaco.
A imagem da campanha, produzida pela Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR, será exposta em centenas de locais, de Norte a Sul do país.
“A campanha #NãoSouUmSaco resulta de um desafio lançado pela Guarda a todos municípios de Portugal Continental, no sentido de se associarem, através da disponibilização de espaços publicitários para afixação da imagem da campanha, sob a forma de painéis de grandes dimensões (Outdoors), mobiliário urbano para informação (MUPI’s), folhetos ou outras. Desta forma, a campanha da GNR tem como parceiros mais de 160 municípios que decidiram aderir a esta causa, garantindo-se uma alargada difusão desta imagem, intencionalmente forte e impactante, e uma ampla transmissão do apelo à denúncia”, adianta a GNR em comunicado.
Entre os municípios que aderiram, na zona de actuação do Comando Territorial do Porto, está Penafiel, assim como Amarante, Marco de Canaveses, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Felgueiras, Maia e Trofa.
“Recorde-se que, para além de ser um crime, tantas vezes com consequências fatais, a violência doméstica constitui uma preocupação prioritária da Guarda. Trata-se, pois, de uma iniciativa enquadrada numa estratégia de consciencialização, que visa contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade e para a progressiva intolerância social face à violência doméstica, uma vez que este flagelo impõe a adopção de estratégias multi-sectoriais e de respostas rápidas de múltiplas naturezas”, acredita a GNR.