O Dia Nacional do Cuidador Informal foi assinalado, hoje, em Penafiel, com uma sessão de cinema do filme “Novos Amigos Improváveis”. Na assistência estiveram os cuidadores informais de Penafiel, que está envolvido num projecto-piloto. Até agora, diz a Câmara, estão já reconhecidos 140 cuidadores informais no concelho.
“Estes 140 cuidadores informais fazem parte do projecto Capacitação do Cuidador Informal que nasceu com a parceria entre o ACES Tâmega II Vale de Sousa Sul e a Segurança Social de Penafiel, com o apoio da Câmara Municipal”, descreve nota de imprensa.
Segundo a vereadora da Acção Social e da Saúde, Daniela Oliveira, Penafiel “é um dos 30 concelhos do país com o projecto-piloto do estatuto dos Cuidadores Informais, estando até ao momento reconhecidos 140”. “Este estatuto foi aprovado no final de 2019 e prevê um subsídio de apoio aos cuidadores, o direito ao descanso e medidas específicas para a carreira contributiva sendo. Com este projecto pretende-se criar um caminho de proximidade e ajuda com todos os cuidadores do concelho”, explica, citada em nota da autarquia.
O trabalho realizado passa por visitas domiciliárias realizadas pela Segurança Social e pelo ACES, sendo avaliadas as necessidades do cuidador, o seu stress e as carências emocionais, físicas, socias e económicas, a partir das quais é criado um Plano de Intervenção Específico para o Cuidador. “Neste momento as sessões de grupo encontram-se a decorrer na freguesia das Termas de São Vicente nas instalações da Associação para o Desenvolvimento de Termas S. Vicente e em Penafiel nas instalações da Associação de Diabéticos do Vale do Sousa. Estas sessões serão alargadas a todos os cuidadores com Estatuto de Cuidador Informal deferido até à data e a todos os outros que venham a requerer o mesmo”, refere a Câmara.