Verdadeiro Olhar

Penafiel: Festival da Lampreia de regresso. Este ano mais cedo e com mais um dia

A cada nova edição o número de visitantes do Festival da Lampreia em Entre-os-Rios, Penafiel, tem crescido. E este ano, acredita o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, não será diferente. Até pela mudança introduzida e pelo bom tempo esperado para os próximos dias.

Nesta edição, o Festival conta com mais um dia – arrancou hoje e prolonga-se até domingo – além disso está a realizar-se mais cedo.

“O Festival este ano tem duas particularidades. É realizado mais cedo, já que era realizado em finais ou meados do mês de Março e este ano optamos por antecipa-lo. Se tem por objectivo promover a lampreia, não fazia grande sentido fazê-lo no final da época da lampreia”, defendeu Antonino de Sousa. “Outra coisa diferente é ter aberto o festival mais cedo. Normalmente era à sexta-feira. Desta vez, abrimos à quinta-feira e os restaurantes têm três dias para trabalhar, e estou certo que vão trabalhar muito, porque vamos ter um fim-de-semana com sol e porque este festival tem ganho muita notoriedade de ano para ano e cada vez são mais aqueles que nos procuram”, acrescentou o autarca na sessão de abertura do evento. “Foram duas alterações positivas e que vão permitir que festival corra ainda melhor que nas anteriores edições”, acredita.

O grande objectivo do evento é “divulgar, promover e projectar a região e dar oportunidade a muitos visitantes de todo o país virem cá provar a lampreia à moda de Entre-os-Rios”, lembrou o presidente da Câmara, agradecendo o esforço dos restaurantes em participar e por ajudarem a divulgar “uma das principais marcas da gastronomia do concelho de Penafiel”.

As expectativas, adiantou o autarca, são elevadas. “De ano para ano o que vemos acontecer é que são mais os que vêm até Entre-os-Rios degustar a nossa lampreia e aproveitar esta oportunidade de, por um preço mais acessível, saborear uma iguaria rara e de excelência”, disse.

Rota da Lampreia até ao final de Março

O evento, sustentou a presidente da Junta de Eja, Isabel Guedes, é importante para a economia local “não só pelas pessoas que nos visitam para degustar esta iguaria, mas também para conhecerem a nossa região”.

Já Vera Silva, da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios, argumentou que este festival “engrandece a freguesia e o concelho”. Aproveitou ainda a oportunidade para lembrar que foi recuperado um doce tradicional da localidade, a Papuda de Entre-os-Rios, que está agora a ser comercializado localmente, cumprindo um dos grandes objectivos deste ano. “Estamos orgulhosos e queremos continuar este caminho e a preservar e enriquecer a nossa gastronomia. Mas hoje a lampreia é que é a rainha”, afirmou.

O Festival da Lampreia decorre até domingo, com quatro restaurantes aderentes, na zona ribeirinha de Entre-os-Rios. A lampreia, com arroz ou à bordalesa, pode ser provada por 10 euros.

Arrancou também hoje e prolonga-se até ao final de Março a Rota da Lampreia, com 13 restaurantes do concelho de Penafiel e um do Marco de Canaveses aderentes, que vão também promover a iguaria.