Uma sessão de fados é a proposta da Câmara Municipal de Penafiel para a noite do dia 22 de julho, sábado, no coreto do Jardim do Calvário.
A partir das 22h00, vai ouvir-se a voz de Cristina de Sousa, a fadista que, em 2020, foi convidada para fazer parte da coletânea “Florbela Espanca: o Fado”, em que interpreta o seu primeiro original, “Meu Amor” (Florbela Espanca/Samuel Lopes), fazendo parte de uma seleção de artistas em conjunto com Ana Laíns, Cuca Roseta, Gisela João, Joana Amendoeira, Kátia Guerreiro, Mísia e Simone de Oliveira, entre outras.
O seu primeiro álbum “As rosas são amor”, deste ano, é composto por novos poemas que casam com melodias do universo do fado tradicional, mas também com músicas compostas exclusivamente para si.
Cristina de Sousa é “guiada pela forma como sente os poemas que canta e, cada passo do seu percurso, é sempre dado em harmonia com a intuição que lhe é característica”, refere o município.
“Canta aquilo em que acredita e cativa o público com essa aura de autenticidade, aliada a uma postura leve e que tem o seu quê de naïf. Ao ouvi-la, sabemos que não há artifícios que estamos perante um reportório que nos faz conhecer os seus originais e redescobrir vários clássicos do Fado, mas também alguns temas que estavam quase votados ao esquecimento”.
O espetáculo tem entrada gratuita.