Quem andar pelas ruas da cidade de Penafiel que não estranhe se encontrar placas a dizerem “não deixes para amanhã a denúncia que podes fazer hoje” ou “o amor não é cego”.
É que o município e Associação para o Desenvolvimento da Figueira distribuíram estas frases, alusivas ao tema, de forma a sensibilizar a comunidade para esta problemática.
É porque esta quinta-feira se assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a autarquia quer que a população se debruce sobre este flagelo.
Em comunicado, a Daniela Oliveira, vereadora com o pelouro da Família e Inclusão Social do município, refere que a edilidade está apostada “prevenir e condenar qualquer crime desta natureza”, razão pela qual leva a efeito esta mobilização” para “reforçar o apoio às vítimas”.
De salientar que, Penafiel e a Associação para o Desenvolvimento da Figueira, integram a Rede Intermunicipal e Integrada de Apoio à Vítima (RIIAV), subscrita pelos onze municípios da CIM do Tâmega e Sousa.
A estrutura visa desenvolver actividades e acções que permitam “contribuir para a diminuição de casos de violência doméstica nos territórios” inseridos na comunidade, explica o documento.
Recorde-se ainda que, em 2019 Penafiel celebrou com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género o Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação para promover medidas e ações que permitam implementar a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação.