Verdadeiro Olhar

Penafiel e Paredes com as maiores reduções de desemprego

Designed by Freepik | www.freepik.com

A taxa de desemprego na região Norte diminuiu para 6,2% no 3.º trimestre de 2021 (menos 0,1 pontos percentuais) face ao trimestre anterior, divulgou o Relatório Trimestral Norte Conjuntura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

“Pese embora a ligeira redução entre os dois últimos trimestres, a taxa de desemprego da região tem vindo a descer situando-se, já, abaixo do valor anterior à crise pandémica. Em termos comparativos, a taxa de desemprego da região era de 8,1% no trimestre homólogo de 2020 e de 6,8% há precisamente dois anos (3.º trimestre de 2019)”, explica o documento.

Numa análise ao desempenho das sub-regiões, o relatório conclui que “o desemprego registado diminuiu em todas as sub-regiões do Norte no 3.º trimestre de 2021 face ao período homólogo do ano transacto”, sendo as maiores reduções percentuais as do Alto Minho (-20,4%), Cávado (-14,6%), Ave (-13,9%), Tâmega e Sousa (-13,3%) e Terras de Trás-os-Montes (-12,6%) e as menores diminuições as da Área Metropolitana do Porto (-8,8%), Douro (-6,4%) e Alto Tâmega (-0,4%).

O Tâmega e Sousa tinha 17.130 desempregados registados nos centros de emprego no final do 3.º trimestre de 2021 e a Área Metropolitana do Porto 73.780.

Fonte: Relatório Norte Conjuntura

“A grande maioria dos concelhos do Norte, mais precisamente 74 num universo de 86, observou uma redução do desemprego registado, em termos homólogos”, refere ainda o Norte Conjuntura.

Os concelhos de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo registaram todos descida do número de desempregados nesse período, com destaque para os resultados de Penafiel e Paredes, que foram dos melhores no Tâmega e Sousa e na Área Metropolitana do Porto.

Por sub-região, o Tâmega e Sousa teve redução do desemprego registado em todos os seus concelhos, com as “quedas mais expressivas”, em termos homólogos, a acontecer em Penafiel (-21,1%), Felgueiras (-20,5%) e Lousada (-16,6%). “Em Paços de Ferreira, um concelho importante do ponto de vista económico e populacional, a redução do desemprego registado foi menos acentuada (-9,9%)”, relata o documento.

Também “a grande maioria dos concelhos” da Área Metropolitana do Porto assistiu a uma diminuição do desemprego registado em relação ao mesmo trimestre de 2020, excepto Espinho e em São João da Madeira, onde o desemprego aumentou 5,9% e 0,9%, respectivamente. Já os “maiores decréscimos” verificaram-se na Trofa (-24,0%), Paredes (-19,5%) e Valongo (-16,4%).

Fonte: Relatório Norte Conjuntura