A Câmara Municipal de Penafiel recebeu, esta quarta-feira, em Coimbra, a distinção de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, organismo criado no âmbito da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas.
Esta é a primeira vez que o município, assim como o distrito e a região, recebem a “bandeira verde” deste Observatório, que premeia autarquias comprometidas com políticas amigas das famílias com filhos, com a sua qualidade de vida e inclusão social, refere nota de imprensa da autarquia. No total, só 58 das 308 autarquias do país receberam este galardão.
Recorde-se que Penafiel pôs em prática várias medidas que beneficiam as famílias com mais filhos, por exemplo, nos descontos nos tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos e no apoio ao arrendamento, e também no desconto atribuído no IMI, que chega aos 70 euros para as famílias com três ou mais filhos. A autarquia também implementa medidas de apoio aos seniores e dá apoio na aquisição de medicamentos a crianças e jovens e a munícipes portadores de doença mental, entre outros.
“Este reconhecimento deixa-nos muitos felizes e satisfeitos pelo trabalho que realizamos neste mandato em prol de um concelho mais justo e solidário. Um motivo de orgulho para Penafiel e para todos os penafidelenses. Fomos considerados uma autarquia amiga das famílias”, destaca o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa.