Verdadeiro Olhar

Penafiel: Cerca de 700 sobreiros e carvalhos plantados por voluntários na Serra da Boneca

No passado sábado foram plantados cerca de 600 sobreiros e 100 carvalhos na Serra da Boneca, em Penafiel.

Em comunicado, a Junta de Freguesia de Rio Mau lembra que “tudo começou depois dos incêndios que em 2016 e 2017 dizimaram quase por completo toda a flora da Serra da Boneca”.

“Um grupo de voluntários e amigos da Boneca, que fazem desta serra no Sul do concelho de Penafiel local de muitas actividades de natureza, decidiu tentar mudar as coisas e pós em prática um projecto de criar uma nova imagem da serra com muito menos eucaliptos”, explica a mesma fonte.

Foi então que a Junta de Freguesia de Rio Mau acolheu o projecto e tornou-se parceira disponibilizando os terrenos de que é proprietária no Vale do Rio Mau e dando apoio logístico ao projecto.

“Foram semeadas algumas dezenas de bolotas de carvalho e em Outubro de 2018 foram plantados cerca de 150 carvalhos numa faixa mais junto ao Rio Mau. Em simultâneo foram semeados algumas centenas de bolotas de sobreiro e carvalho que permitiram a plantação no passado sábado”, descreve a autarquia.

A ideia é continuar e, por isso, já foi lançado o desafio ao Centro Escolar do Douro em Rio Mau para também participar. Elementos do projecto foram à escola ensinar todo o processo para a germinação de uma bolota e foram deixadas cerca de meio milhar de bolotas de sobreiro para que os cerca de 120 alunos que frequentam o JI e a EB1 passam contribuir com árvores para plantar no Outono de 2020.

Publicidade

“O objectivo é criar várias faixas de espécies autóctones de origem portuguesa criando condições para limitar a expansão do eucalipto. No futuro poderão ainda ser plantadas outras espécies como o medronheiro, que já existe na região, mas para tal ser viável terão que ser criadas as condições para sobreviverem aos impactos climáticos principalmente ao calor do Verão nas zonas mais altas da serra. Essas condições existirão quando os carvalhos e os sobreiros já plantados atinjam uma altura suficiente para fazer sombra”, acredita a Junta de Freguesia.