Verdadeiro Olhar

Penafiel: Boelhe serve de palco a festival de folclore e jornadas de etnografia

Um festival de folclore e umas jornadas de etnografia são as propostas do grupo da freguesia de Penafiel para este sábado.

O programa arranca às 14h00, no Núcleo Museológico e Etnográfico do Rancho Folclórico de Boelhe, com a receção dos componentes e grupos de folclore, seguindo-se uma conferência e debate, subordinados ao tema “Cultura e Etnografia – desafios para o meio associativo”.

Está ainda previsto o workshop “Organização de espaços e a hospitalidade como arte de bem receber”.

A meio da tarde, a partir das 16h00, há uma eucaristia em memória dos associados, beneméritos, componentes e dirigentes já falecidos, seguindo-se uma visita à Igreja Românica de São Gens de Boelhe.

Depois, é tempo de caminhar pelo centro histórico da freguesia de Boelhe, uma iniciativa que conta com os jovens participantes na Jornada Mundial da Juventude, são eles os griupos de jovens de Boelhe e de El Salvador que estão em famílias de acolhimento na zona.

Às 18h30, há um jantar com convívio que deverá ser realizado nas imediações exteriores do Núcleo Museológico e Etnográfico, caso o tempo o permita.

O cortejo etnográfico sai à rua a partir das 21h30 e vai atuar no Espaço Multiusos Inácio C. Teixeira. Vão dançar o agrupamento da casa, assim como os ranchos folclóricos de Torres Novas, de Rendinha e Grupo Cultural Serra do Brunheiro.

A organização deste evento tem a chancela da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli.