A instalação “VEM – Videoarte Em Movimento” é uma experiência itinerante de fruição da criação audiovisual portuguesa em ambientes de transição e passagem e vai estar esta noite em Penafiel, a partir das 22h00, na Biblioteca Municipal local.
Este é um projeto que visa levar a criação audiovisual a lugar inusitados e ao ar livre e foi intencionalmente concebido para todos os públicos.
Sediada em Lisboa, a DuplaCena é uma estrutura de produção e realização de projetos culturais e artísticos, cuja atividade é marcada pela inovação e transdisciplinaridade, materializada em trabalhos de carácter experimental que privilegiam a junção das artes de palco e da imagem.
Desde 2003, a sua atividade concretiza-se na forma de espetáculos, filmes, mostras, instalações ou residências artísticas.
“Interferências e políticas” são dois conceitos poderosos e que “ao transformarem-se em objetos de manifestação do olhar de diferentes artistas, abrem uma enorme paleta de possibilidades de diálogo e construção de significado sobre a qual a programação do VEM – Vídeo Arte em Movimento 2024 se procurou debruçar.”, explica o município.
Esta coleção de obras internacionais, e de diferentes épocas e contextos, traz um recorte das múltiplas possibilidades de diálogo que um artista visual pode desenvolver a partir destes dois dispositivos. E que serão exibidas, entre Lisboa e Madrid, a partir de uma carrinha que leva a videoarte a públicos de todas as gerações, em sessões noturnas e a céu aberto durante o verão.