O executivo que lidera a Junta de Abragão, município de Penafiel, abdicou da remuneração a que tem direito e criou uma conta solidária “que será utilizada para ajudar a população”, explicou ao Verdadeiro Olhar o autarca António Ribeiro.

Aliás, este foi “um compromisso assumido aquando a nossa candidatura”, lembrou o presidente que assumiu os destinos da Junta pela Coligação Penafiel Unido, que juntou os partidos PS e RIR.

“Quando as nossas pessoas precisarem, por exemplo, de uma cadeira de rodas, de medicamentos ou tenham outras necessidades que, muitas vezes, só nós é que conseguimos detectar porquen andamos no terreno, temos verba para as podermos ajudar”, especificou.

Para além das remunerações do executivo da freguesia, esta conta solidária “é também alimentada por doações”, especificou o autarca.

Para já, a verba auferida de Outubro a Junho do próximo mês, e que ronda os seis mil euros, “destinou-se a equilibrar as contas da Junta”, sendo que a partir dessa altura, os vencimentos “serão totalmente canalizados para essa conta solidária”.

António Ribeiro também assume que o seu executivo tem uma “gestão transparente” e a prova disso é que todos os meses “serão publicadas as contas, receitas e despesas, da autarquia. Assim, “todos os actos e procedimentos são tornados públicos, estando à disposição da população local”, concluiu o autarca.