A Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos (ADRM), em Penafiel, celebra este mês 25 anos com uma nova viatura e ambiciona a construção de um lar de idosos.
É este o grande “sonho”/”ambição” desta associação, refere o presidente Joaquim Rodrigues. “Entendemos que é uma necessidade muito grande”, justifica.
Prevê a construção de aproximadamente 28 quartos (até 75 por cento duplos) com capacidade máxima para 50 utentes, incluindo 20 por cento para apoio a pessoas com deficiência.
O projecto para a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) nasceu há cerca de três anos, altura em que, após “uma grande campanha de angariação de fundos e com a ajuda dos muitos amigos que a associação tem” foi possível comprar o terreno, contíguo à creche. Foi, entretanto, executado o projecto, que está em fase final de licenciamento.
A faltar está, então, o financiamento para que seja iniciada a construção. “Temos agora uma expectativa muito grande, como foi publicada, no dia 5 de Setembro, uma portaria do Governo que cria o PARES II (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), que apoia as construções de carácter social”, refere Joaquim Rodrigues. Assim que seja publicado o aviso que permitirá a apresentação de candidaturas, o presidente diz que a associação irá enviar a sua, com “expectativas muito elevadas que seja aprovada”.
A celebração do aniversário desta associação decorre durante esta semana. Na terça-feira, foi apresentada e benzida uma nova viatura de transporte de utentes, com cinco lugares. “Tínhamos necessidade de adquirir essa viatura. Entretanto, tivemos a felicidade de uma empresa da nossa freguesia que nos ofereceu esta carrinha”, explica.
A sessão solene e a missa de acção de graças decorreram também na terça-feira e na quinta-feira decorrerá a actividade “Yoga na Creche”, pelas 15h30. No dia seguinte, pelas 15h00, é a vez do “Chá Dançante” – Danças de salão pela escola Merenguita Dança de Salão, no salão paroquial.
Já no fim-de-semana, o sábado será dedicado às modalidades desportivas da associação e a um concerto do Grupo Cantarias, pelas 16h00. No domingo, pelas 16h00, o concerto é da Banda do Exército (Destacamento do Porto) na igreja paroquial, para encerramento das comemorações.
Desde segunda-feira decorre também uma exposição de registos fotográficos da vida da ADRM nos dois edifícios da associação.
Criação foi feita a pensar na parte social da freguesia e também do concelho
A ADRM surgiu a 24 de Setembro de 1994 de forma a preencher uma “lacuna” na parte social, ajudando famílias, pessoas mais desfavorecidas, em especial os mais jovens e os mais idosos. Actualmente, conta com 279 associados.
“A associação nasceu pequenina, não tinha instalações, começou a funcionar em instalações da paróquia e depois foi crescendo, admitindo pessoal, adquirindo viaturas de transporte e também foi tentando, logo que possível, construir infraestruturas para se instalar”, refere o presidente, acrescentando que foram 36 os sócios fundadores.
Em 1997, conseguiu financiamento para a construção de um espaço com diversos equipamentos, designado “Espaço Vivo” e composto por: Centro de Dia (50 idosos); Serviço de Apoio Domiciliário (20 pessoas); Centro de Actividades de Tempos Livres (ATL) – 27 crianças – e Centro Comunitário.
Mais tarde, em 2011, foi criada a Creche “Espaço para a Vida”, que acolhe crianças dos zero aos três anos. Actualmente, com um total de 41 crianças.
Dispõe ainda de um Gabinete de Inserção Profissional (GIP), em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, em que presta apoio a cerca de 700 jovens e adultos desempregados na busca de emprego ou reintegração no mercado de trabalho, sendo também uma entidade promotora de cursos de formação profissional.
A associação possui um Banco de Ajudas Técnicas, onde disponibiliza, de forma gratuita, camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos, entre outros bens.
É ainda parceira do Banco Alimentar de Luta Contra a Fome – Porto, como Instituição Beneficiária e Mediadora, apoiando com alimentos, mensalmente, cerca de 55 famílias e promove aulas de Ginástica, Dança, Yoga, Boccia Sénior, Atelier de Teatro e Atelier de Música e Canto.