A festa secular do Corpo de Deus volta a realizar-se em Penafiel de 14 a 21 de Junho. O programa cultural é diversificado e reúne o sagrado e o profano.
As comemorações iniciam-se com o Cortejo do Carneirinho, no dia 14 de Junho, pelas 10h30, uma tradição dinamizada pela comunidade escolar como forma de homenagear e agradecer o trabalho e dedicação dos professores. À noite há Noite de Fados e com o Grupo de Guitarras de Penafiel no Largo da Ajuda, a partir das 21h30. No dia seguinte, também às 21h30, realiza-se uma Noite de Bombos.
No domingo, dia 16, acontece, a partir das 15h00, o XII Encontro Etnográfico “Tâmega e Sousa”, onde vários ranchos folclóricos do concelho e da região vão subir ao palco, no Campo da Feira.
A tradicional Cavalhada repete-se no dia 19 de Junho, a partir das 21h30. “Um cortejo singular, anunciado por bombos e pela Bicha Serpe, que mantém vivas as danças e invenções antigas. Com efeito, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Penafiel vai ser possível assistir aos Bailes dos Ferreiros, dos Pedreiros, dos Pauzinhos, dos Pretos, das Floreiras e dos Turcos”, descreve a Câmara de Penafiel.
O dia termina com os concertos d’Os Aurora e do Nuno Ribeiro às 22h00, no Campo da Feira.
Para encerrar as comemorações, vai ser apresentada, no dia 21 de junho, às 21h30, no auditório do Museu Municipal de Penafiel, a tese de doutoramento “Pe. Américo Monteiro de Aguiar – Um ‘Teólogo da acção’ no Portugal Contemporâneo” de Luís Leal.