A GNR deteve um homem de 59 anos por violência doméstica, em Penafiel, no dia 16. Presente a tribunal ficou proibido de contactar com a vítima e com pulseira electrónica.
Movido “por ciúmes excessivos”, o detido “controlava os movimentos da vítima, sua esposa de 57 anos, com quem estava casado há cerca de 41 anos”, descreve a GNR.
“Durante o matrimónio, o suspeito impedia a vítima de manter relações de amizade com outras pessoas, isolando-a socialmente, dirigindo-lhe ainda diariamente ofensas físicas e psicológicas, através de puxões de cabelos e pontapés nas pernas, bem como ofensas verbais e humilhações constantes”, acrescenta o comunicado.
A Guarda refere ainda que, num dos últimos episódios de violência, o agressor ameaçou a mulher com uma faca de cozinha dizendo que lhe “ia cortar o pescoço”.
O medo pela vida levou a mulher a pedir o divórcio. Mas “após o pedido de separação, o agressor passou a adoptar uma postura mais agressiva, violenta e imprevisível, factos que levaram à sua detenção”, justifica a GNR.