Verdadeiro Olhar

Penafiel: Agrupamento Joaquim de Araújo debateu “a escola como local de felicidade”

O Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo (AEJA), no Auditório da Junta de Freguesia de Guilhufe e Urrô, em Penafiel, organizou um debate sobre “Os Desafios da Escola no contexto atual”.

A proferssora Paula Borges, cabeça de cartaz desta edição, explanou o tema “A Escola como local de felicidade” e salientou a “importância do bem-estar dos docentes e discentes para a promoção do sucesso educativo”. Já a enfermeira Diana Pinto, em representação das Enfermeiras Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica da UCC Cuidar Penafiel, expôs o trabalho desenvolvido por esta unidade no Agrupamento, “em prol da melhoria dos cuidados de saúde e apoio psicológico e social dos alunos”.

Estas jornadas ermitiram aos diferentes departamentos curriculares apresentarem os projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo anterior, relevando, assim, o dinamismo, a articulação vertical e interdisciplinar, o espírito colaborativo e as dinâmicas de cidadania, entre todos os alunos e professores do AEJA.

Esta iniciativa, contou ainda com as presenças dos diretores deste Agrupamento, Amândio Azevedo, e da DGEsTE, João Gonçalves, assim como do vereador da Educação da autarquia de Penafiel, Rodrigues Lopes, da representante da Junta de Freguesia de Guilhufe e Urrô, Ariana Oliveira, e da presidente do Conselho Geral do AEJA, Anabela Coelho, visou contribuir para “a construção da ‘felicidade’ de toda a comunidade escolar”, como frisou o agrupamento, em comunicado.