Desde domingo e até dia 4 de Agosto Abragão (Penafiel) vai estar em festa para celebrar os 18 anos de elevação a vila.
As comemorações contam com diversas actividades para todas as idades e relacionadas com várias áreas, organizadas pela Junta de Freguesia de Abragão e com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.
No domingo houve uma missa comemorativa, seguida da recepção das entidades na Junta de Freguesia e uma visita às obras do Centro Interpretativo da Rota do Românico, local que acolheu, mais tarde, a apresentação do livro “Amantes de Buenos Aires” do escritor penafidelense Alberto S. Santos, com um momento musical a cargo de “Anaíse” e Danças de Salão “Merenguita” com Ricardo e Mariana.
Esta segunda-feira, às 22h30, o Pavilhão Gimnodesportivo de Abragão acolhe o jogo de Futsal “Abragonense” entre pais e filhos e, no dia seguinte, a equipa do ADP Abragão defronta o HCM – Vila Boa de Quires e Maureles, em hóquei em patins.
Na quarta-feira, haverá um jogo de Boccia, às 15h00, e às 20h30, uma aula de aero e step dance “Havaiana” incorporado na Festa 10 anos “Fitness Abragão”. O Hóquei em Patins regressa na quinta-feira, às 20h30, com o jogo ADP Abragão e Hóquei Clube de Penafiel.
Na sexta-feira, Dia dos Avós, a Junta de Abragão e as associações da freguesia juntam-se às comemorações do dia no Parque da Cidade de Penafiel.
Nesse mesmo dia, decorre a IV Caminhada “Abragão em Movimento” com uma festa da espuma e uma aula de zumba.
Já no sábado, decorre a terceira edição das “Jornadas da Saúde”, com uma palestra com os Bombeiros Voluntários de Penafiel sobre “Primeiros Socorros” e, às 16h00, um simulacro dirigido pela Corporação de Bombeiros.
À noite, pelas 21h00, o grupo de Bombos da Eira vai animar a festa e, meia hora depois, regressa o evento “À procura de um Sonho”, uma organização da Câmara Municipal de Penafiel em parceria com Claudia Marlene e com o apoio da Junta de Freguesia.
Ainda inserido na programação destas comemorações, o Grupo Rodativa Btt organiza o convívio “Terceiro aniversário Rodativa Btt”, no dia 4 de Agosto, em caminhos rurais e trilhos da região de Abragão, Alpendurada, Boelhe e Luzim. São dois percursos, um de 32 quilómetros e outro com 38, que irá passar pelo trilho da raposa ao trilho do rochedo.