Verdadeiro Olhar

Penafiel: 200 mil visitantes passaram pelo Museu Municipal que comemora 75 anos

Desde 2009, nas novas instalações da Rua do Paço, já passaram pelo Museu Municipal de Penafiel cerca de 200 mil pessoas. O balanço é feito pelo município, numa altura em que o espaço passam 75 anos desde que abriu as portas pela primeira vez. Para comemorar o dia, que se assinala a 17 de Abril, há várias iniciativas realizadas em parceria entre o município e a Associação de Amigos do Museu.

Entre os dias 14 e 17, há uma programação intensa e diversificada para todas as idades. A entrada é livre e gratuita e o programa inclui teatro, música, cinema, visitas guiadas, oficinas do Serviço Educativo, contos infantis, pinturas faciais, oficinas de desenho, uma nova exposição temporária e a possibilidade de ver artesãos a trabalhar ao vivo, criando uma experiência singular para o visitante.

No âmbito das comemorações, a directora Maria José Santos faz um périplo pelos edifícios que o espólio municipal já ocupou. Esta já é a “terceira casa, tendo inicialmente funcionado, desde a sua fundação em 1948, no edifício da Biblioteca Municipal, Palacete do Barão do Calvário, transitando depois, em 1990, para a Rua Conde Ferreira, hoje Loja do Cidadão”. Aqui manteve-se até à mudança definitiva para a Rua do Paço, o que aconteceu em 2009. Situado junto do Largo da Ajuda, “onde ainda hoje existe a farmácia que foi propriedade do seu mentor e impulsionador, Abílio Miranda, Farmacêutico de profissão, que trocava muitas vezes medicamentos por peças de valor histórico e arqueológico, conseguindo assim juntar um considerável espólio que mais tarde daria origem ao acervo inicial do Museu”, refere a directora, citada em nota da autarquia.

Recorde-se que, em 2010 foi distinguido com o Prémio de Melhor Museu Português, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, sendo nesse ano também nomeado para o European Museum of the Year Award, do Forum Europeu dos Museus, integrando ainda o The Best in Heritage Excellence Club desde 2013, da Associação Europeia do Património.

Já o presidente do município, Antonino de Sousa, enaltece o facto de o museu se destacar “no panorama cultural de Penafiel e da região”, apelidando-o de “espaço de excelência e com um espólio e uma riqueza imensurável”.

O ano de 2009 “foi importante para a afirmação deste polo cultural e o início de uma nova era com as novas e modernas instalações”, concluiu.

Refira-se que, a exposição permanente patente no museu conta com “1.250 m2 de área de exposição, cinco ambientes museográficos diferentes, com cinco salas temáticas dedicadas à identidade, ao território, à arqueologia, aos ofícios e à terra e água”. Tem “995 objectos expostos e contou com o envolvimento imprescindível de 43 entidades e 127 pessoas”, enumera a edilidade.