Vários voluntários da associação “Os Pecaninos”, instituição com sede em Paços de Ferreira, que visa a defesa e protecção dos animais, visitaram o Lar André Almeida, em Freamunde, numa iniciativa que teve como objectivo promover a interacção entre os animais e os utentes do lar.
A presidente da Associação Protectora dos Animais do Concelho de Paços de Ferreira, Cláudia Cunha, adiantou que depois desta visita é, também, objectivo da associação replicar estas acções a outras instituições do concelho com o objectivo de dar a conhecer a associação e a correlação positiva que os animais têm nas pessoas.
“Foi uma experiência maravilhosa. Os idosos tiveram a possibilidade de contactar de perto com os cães e gatos. Quisemos essencialmente levar conforto aos utentes do lar”, disse, salientando que os animais despertam, também, boas memórias nas pessoas e ajudam-nas afectivamente.
Segundo Cláudia Cunha, o contacto com os animais influência a forma como os nossos idosos encaram a vida.
“Acreditamos que com a visita dos nossos animais conseguimos ajudar nem que por momentos a melhorar um pouquinho a sua vida. Foi isso que Os Pecaninos quiseram fazer. Os animais podem melhorar a qualidade de vida nos lares de idosos e o contacto feito de uma forma carinhosa é algo de que muitos idosos sentem saudades”, assegurou.
A este propósito, a presidente da Associação Protectora dos Animais do Concelho de Paços de Ferreira esclareceu, também, que em simultâneo, a associação vai contactar as juntas de freguesia no sentido de promover o bem-estar e os direitos dos animais.
“As actuais instalações são limitadas e já não dão resposta às inúmeras solicitações e pedidos. Trata-se de um investimento que implica um esforço financeiro acrescido”, disse, salientando que a Câmara de Paços de Ferreira já contribuiu com 25 mil euros para a construção do novo espaço.
A associação tem, também, como funções a intervenção junto das autoridades competentes no sentido de serem respeitadas as leis de defesa e protecção dos animais; a promoção e campanhas de sensibilização das populações para a defesa e protecção dos animais; a edição de publicações que veiculem os objectivos da Associação.