O Festival de Teatro Municipal 2019 de Paços de Ferreira arranca, a 28 de Setembro, com a peça “A Nossa Primavera” da companhia Colectivo Retorno. O palco será a Associação De Socorros Mútuos Freamundense, com a peça a começar pelas 21h30. Os bilhetes custam cinco euros.
Recorde-se que o Festival de Teatro Municipal decorre até 3 de Novembro, com espectáculos em várias freguesias do concelho.
A peça “A Nossa Primavera” parte da obra “A Insustentável Leveza do Ser”, de Milan Kundera, e refuta a confirmação de um modelo literário na vida dos intérpretes. “A discussão surge através de uma defesa de posicionamento sobre as figuras da obra, e de que forma se relacionam com as identidades dos intérpretes. Se num primeiro momento, as figuras são definidoras de visões individuais, logo a seguir são colocadas numa margem à distância. Olhamos para elas com desapego, revertendo o olhar, e a aproximação a cada uma. Examinamos um modelo, para que se transforme, para que se actualize, para que acompanhe a maturidade dos dias. Falamos da nossa insustentável leveza do ser, dessa sensação tão comum e elementar, e como a responsabilização dos nossos gestos actua num mundo desprovido de qualquer sentido. Se a morte é um fardo pesado, a vida é exponencialmente a multiplicação desses fardos que nos ligam à terra”, descreve a companhia de teatro.
Tem texto de Sofia Santos Silva e criação e interpretação de Hugo Olim, Joana Coelho Cunha, Mariana Magalhães e Sofia Santos Silva.