Cerca de 100 pessoas participaram, este domingo, numa caminhada com “plogging”, ou seja, recolha de lixo, nas margens do Rio Ferreira, em Paços de Ferreira.
A iniciativa, organizada pela Associação para a Preservação da Nascente do Rio Ferreira em conjunto com a Junta de Freguesia de Ferreira e a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, contou com um percurso de aproximadamente cinco quilómetros, e permitiu a recolha de cerca de 700 quilogramas de lixo, desde plásticos a pneus e até colchões.
A caminhada, realizada entre o Parque Urbano de Paços de Ferreira e o Parque de Lazer de Freamunde, pretendeu recolher todo o lixo encontrado nas margens do rio, sendo que cada participante levou consigo um saco.
“Os principais materiais recolhidos foram plásticos, desde embalagens de sumos a garrafas de água. Foram cerca de 500 quilogramas. Depois em colchões e materiais mais pesados como pneus recolheram-se cerca de 200 quilogramas”, explica José Ribeiro, da Associação para a Preservação da Nascente do Rio Ferreira. “A principal concentração de resíduos estava onde as estradas passam junto ao rio”, dá como exemplo.
José Ribeiro considera que esta acção, a primeira do género realizada, foi “positiva” e deverá ser repetida quando vier o bom tempo.
A Associação já tem vindo a realizar outras iniciativas de limpeza e preservação e também de plantação de árvores junto ao rio. “Entre Maio e Setembro, um sábado por mês, organizamos sempre acções de limpeza do leito e margens de troços do rio, com podas e retiradas de espécies invasoras para desobstruir”, adianta.