A Câmara de Paredes vai avançar com um investimento superior a um milhão de euros para implementar medidas de eficiência energética em três piscinas municipais do concelho. Segundo avançou Alexandre Almeida, na última Assembleia Municipal, estão a ser terminados os processos das especialidades e os concursos serão lançados durante o mês de Março para que as obras arranquem brevemente. As piscinas beneficiadas serão a da Rota dos Móveis (Recarei), a de Rebordosa e a de Lordelo.
A informação surgiu no seguimento de algumas críticas do CDS-PP. Macedo Lemos apontou que a Câmara Municipal “não tem uma estratégia definida para a poupança de energia eléctrica nos equipamentos municipais”, “não sendo do conhecimento qualquer investimento da câmara para substituir lâmpadas de consumos superiores nos edifícios municipais por lâmpadas de baixo consumo”.
“Não se compreende porque a câmara quer financiar o consumo de energia a uma estrutura privada sem antes acautelar as poupanças nos equipamentos municipais”, afirmou Macedo Lemos, questionando a atribuição de um subsídio de 85 mil euros ao Rebordosa Atlético Clube para a substituição da iluminação artificial do seu estádio. “Porque não decidiu a câmara poupar primeiro na sua factura energética e depois financiar a poupança de terceiros”, perguntou, acrescentando que o estádio seria propriedade da cooperativa A CELER.
“Paredes tem uma estratégia de eficiência energética, ao contrário do que disse”, garantiu Alexandre Almeida na resposta, dizendo que as três candidaturas para eficiência energética nas três piscinas estão aprovadas e vão avançar brevemente. O investimento na Piscina Rota dos Móveis será superior a 622 mil euros e nas Piscinas de Rebordosa e Lordelo serão investimentos mais de 426 mil euros (213 mil euros cada).
“Eficiência energética não é só substituir lâmpadas senhor deputado, se fosse isso era fácil”, disse a Macedo Lemos. As empreitadas contemplam substituição de painéis, caixilharias, desumidificadores e caldeiras, entre outros.
O autarca lembrou ainda o eleito do CDS-PP que o campo do Rebordosa é propriedade da Junta de Freguesia e que já foram feitos investimentos na iluminação nos campos de outros clubes. “Antes deste investimento no RAC foi feito um investimento em iluminação LED no Sobreirense, no Cete, no Vandoma, no Nun´Álvares de Recarei”, deu como exemplo.
“Pensava que esse estigma de estar sempre a criticar Rebordosa e não gostar de Rebordosa era só do anterior executivo mas vejo que é também do CDS. É importante que a população fique a saber que vocês não gostam de Rebordosa. Eu gosto de Rebordosa e de todas as freguesias do concelho de Paredes”, disse Alexandre Almeida, numa alfinetada mais política.