A Câmara Municipal de Paredes celebrou “um acordo histórico” com a TIP-Transportes Intermodais do Porto, entidade responsável pela gestão do bilhete intermodal da área metropolitana do Porto, o Andante, que é participada pela Metro do Porto, pela STCP e pela CP. O Andante vai chegar a Paredes já a partir de Janeiro de 2017, adianta nota de imprensa da autarquia.
“O Andante é o título para os transportes públicos da Área Metropolitana do Porto. Permite ao portador andar de autocarro, de metro ou de comboio sempre com o mesmo título. O preço depende apenas do trajecto a efectuar. Um só título de transporte, um só preço e uma só rede de vendas para todos os transportes”, explica a Câmara Municipal.
Até agora, na Linha Ferroviária do Douro, o Andante chegava apenas até Valongo. Desde que entrou na Área Metropolitana do Porto, há quase três anos, que a autarquia andava a negociar este acordo.
“Para além da cidade de Paredes passar a ser abrangida pelo Andante através da ferrovia, também será criado um novo circuito em autocarro que serve as cidades de Lordelo, Rebordosa e Gandra e faz a ligação ao Porto, igualmente abrangido pela intermodalidade do Andante”, em parceria com as operadoras Pacense, Valpi e ETG que aderiram ao projecto, refere a autarquia que acredita que esta conquista representar um “grande salto qualitativo e quantitativo na cobertura de transportes públicos no concelho de Paredes, satisfazendo um anseio antigo da população”.