“Esta data é para reconhecer aquilo que de melhor temos no nosso país, sobretudo, no nosso concelho”. As palavras foram do presidente da Câmara, no dia em que o município homenageou as cinco corporações de bombeiros do município.
O evento decorreu, sábado, no Parque Urbano, da vila de Cête, e Alexandre Almeida destacou que as instituições locais estão “devidamente organizados” e “sempre preocupadas com a formação constante e atualização dos seus equipamentos, em prol do bem estar dos cidadãos”.
Ao longo dos últimos quatro anos, o município “fez o maior investimento de sempre na proteção civil”, frisou o autarca, elencando que, a edilidade apoiou o quartel dos bombeiros de Lordelo, a remodelação completa da mesma estrutura em Rebordosa, assim como Baltar.
Também apoiaram, ao nível de equipamentos, dos bombeiros de Paredes, estando ainda a custear a remodelação do quartel de Cête, acrescentou.
A homenagem começou com uma exposição de veículos clássicos e com a habitual formatura, seguindo-se a sessão solene com a atribuição dos votos de louvor aos membros que se destacaram pelo “empenho, dedicação e sentido de serviço à causa humanitária”.
Vitorino Tadeu, oficial bombeiro de 1ª, do quadro ativo, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cête, recebeu o voto de louvor, assim como Bruno Sousa, de Baltar.
Foi também homenageado Francisco Mota, antigo comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo e José Moreira, bombeiro de 2ª, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes, também foi reconhecido.
Os Votos de Louvor terminaram com a homenagem ao subchefe dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa, Francisco Barbosa.