Verdadeiro Olhar

Paredes no mapa da velocidade do Rally de Portugal com duas passagens

Foto: WRC Vodafone Rally de Portugal (DR)

Com um total de 1.690,12 quilómetros de extensão e 337,04 cronometrados, face aos 335,26 de 2023, a grande novidade no percurso do 57.º Vodafone Rally de Portugal é o figurino de 22 especiais de classificação, um número que já não era atingido desde a edição de 2012.

Os carrros começam a ouvir-se no dia 9 de maio, em Baltar, Paredes, com o Shakedown de 4,61 quilómetros, seguindo-se a cerimónia de partida oficial, novamente em Coimbra, a partir das 17h00. Os concorrentes rumam depois à Figueira da Foz, para a Super Especial de abertura, este ano com 2,94 km e com início às 19h05.

Esta 57.ª edição do WRC Vodafone Rally de Portugal, organizado pelo ACP- Automóvel Clube de Portugal,  nos dias 9 e 11 de maio, irá contar, uma vez mais, com Paredes no mapa da velocidade. Além do tradicional Shakedown Baltar/Paredes, no dia 9, a 11 de maio recebe uma dupla passagem, pelas 11h35 e pelas 18h05, num itinerário de 16,09 quilómetros.

Na sexta-feira (10 de maio), as tradicionais especiais de terra da região centro são o primeiro grande teste para máquinas e pilotos, agora com a classificativa de Mortágua, de 18,15 quilómetros, a ser percorrida duas vezes, a abrir e a fechar o dia. As duplas passagens por Lousã e Góis, cada uma com 14,30 quilómetros, e Arganil, com 18,72, completam o primeiro dia competitivo.

Para a etapa de sábado estão reservados dois ‘loops’ pelas classificativas de Felgueiras, 8,81 quilómetros, Montim, 8,69, a mais longa especial do rali, Amarante 37,24, e Paredes, 16,09, que, este ano, também tem então duas passagens. O dia encerra em apoteose, como é hábito, na Super Especial de Lousada, com 3,36.

Foto: WRC Vodafone Rally de Portugal (DR)

A decisiva etapa de domingo será composta por duplas passagens pelos 19,91 quilómetros, de Cabeceiras de Basto, dos quais 12,6 são completamente novos, e pelos icónicos 11,18 de Fafe, também o palco habitual da Power Stage.

Os bilhetes para o WRC Vodafone Rally de Portugal já estão à venda e podem ser comprados online, através da Ticketline com o link a ser disponibilizado brevemente, por 15 euros para o lugar de peão e de 30 euros para as bancadas. O bilhete é válido apenas para um dia. As crianças entre os oito e os 14 anos têm 50% de desconto, comprovado na entrada por documento de identificação. Para usufruir do desconto é necessário comprar bilhete de criança. Dos três aos sete anos a entrada é gratuita.

Para já os ingressos encontram-se disponíveis no Balcão único da Câmara Municipal de Paredes, das 8h30 às 16h30, ou na Loja Interativa de Turismo, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00.

A bilheteira do kartódromo de Baltar está aberta no dia 8 de maio a partir das 9h00 até ao dia seguinte, bem como no dia 10, também a partir das 9h00 até ao dia seguinte.

Esta é uma prova que atrai milhares de pessoas ao concelho, sendo que a pista do Shakedown marca o dia de abertura do Rally de Portugal, a 9 de maio, pelas 8h01, nas imediações e no interior do Kartódromo de Baltar, com mais de quatro quilómetros e emoções. O Shakedown é a pista ideal para as últimas afinações nas máquinas, antes de três exigentes dias de competição.

O troço de Paredes, no sábado, acontece pelas 11h35 e pelas 18h05. Este itinerário aproveita em parte o percurso do Shakedown, terminando no interior do circuito de Baltar, é muito diversificado, incluindo desde zonas rápidas e zonas técnicas, em campo aberto e no meio de eucaliptais.

Este é o maior evento desportivo realizado, anualmente, em Portugal, e volta a trazer as estrelas do Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC) aos troços do Norte e Centro. Três campeões do Mundo e sete antigos vencedores da prova encabeçam a lista de inscritos, Ogier, Rovanperä, Elfyn Evans, Ott Tänak, Thierry Neuville, Kris Meeke e Armindo Araújo, estes dois últimos, agora, ao volante de carros da categoria Rally2. Vão estar na estrada com 69 equipas, de 22 nacionalidades. O evento do Automóvel Club de Portugal (ACP) promete voltar a movimentar cerca de um milhão de pessoas, em 15 concelhos do país, como Amarante, Arganil, Cabeceiras de Basto, Coimbra, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Góis, Lousada, Lousã, Matosinhos, Mondim de Basto, Mortágua, Paredes e Vieira do Minho.

Uma das bandeiras deste evento, que em 2023 movimentou quase um milhão de espectadores e teve um impacto recorde de 164.7 milhões de euros na economia nacional, segundo a assessoria do evento, tem também uma forte componente de responsabilidade ambiental, reconhecida pela FIA com a atribuição consecutiva, desde 2017, da certificação ambiental máxima da federação internacional.