Verdadeiro Olhar

Paredes: “Mulheres” inspiram mais uma edição do ‘Prémio Literário António Mendes Moreira’

“Mulheres” é o tema de mais uma edição do Prémio Literário “António Mendes Moreira”, um tema inspirado na vida e na obra do artista plástico Henrique Silva.

Esta iniciativa, que tem como objectivo contribuir e estimular a produção e divulgação literária junto da população, vai distinguir textos inéditos, a editar pelo município de Paredes, através da Revista Orpheu Cultural de Paredes, na edição do próximo ano.

Este ano, destaca-se o reforço da verba dos prémios, sendo que o primeiro é de 500 euros, o segundo 250, e o terceiro, 100. Podem ainda atribuídas duas menções Honrosas.

Os textos devem ser enviados para o e-mail da Biblioteca Municipal de Paredes, com o endereço biblioteca@nullcm-paredes.pt, até ao final do mês de setembro de 2023, tendo em conta os critérios do regulamento, disponível no site do município.

O júri, responsável pela seleção das obras a concurso, será composto por três elementos de reconhecido mérito na área da literatura.

António Mendes Moreira, médico desde 1951, residia em Paredes, onde nasceu a 5 de Julho de 1926. Foi médico, escritor, professor do ensino secundário, antigo director clínico hospitalar e autor de vasta bibliografia, repartida por obras de ensaio, ficção, contos infantis e narrativas autobiográficas.

Em 20 de Julho de 2011 a Câmara Municipal de Paredes atribuiu-lhe a medalha de ouro do concelho “pelas qualidades humanas, dedicação, competência profissional e pela intervenção pública marcada por elevado sentido de cidadania”.

As suas principais obras literárias incluem-se O Tojo Também Floresce, Vida de Médico, Sobretudo o Amor, Conversa de Amor, As Minhas Charlas e A Alma Nua de um Médico, entre outras.

Faleceu em Agosto de 2014, com 88 anos.