“Cores do Mundo” é o nome da exposição de rua que vai estar patente no Parque José Guilherme, em Paredes, de 20 de abril a 22 de maio, da Fundação “la Caixa” e do BPI, e que tem a assinatura da National Geographic.
A exposição itinerante reúne 42 imagens captadas pelos fotógrafos da prestigiada National Geographic que viajam pela Terra para captar as maravilhas do nosso mundo e o espírito do nosso tempo. Assim, esta exposição pretende mostrar de forma acessível as “Cores do Mundo”.
Esta mostra apresenta algumas das mais célebres fotografias partilhadas pela National Geographic, da autoria de fotógrafos como Joel Sartore, Steve McCurry, Lynn Johnson ou Jodi Cobb. Assim, através da exposição, o visitante encontra diversidade de cores na essência de cada paisagem, cultura e tradição, um pouco por todo o mundo, desde a Papua Nova Guiné à Índia, passando pela Islândia, República Democrática do Congo, Chile e Estados Unidos da América.
“Levar a cultura a todas as pessoas e redescobrir a cor e a diversidade do mundo que nos rodeia” é o objetivo dos promotores da exposição da Fundação “la Caixa”.
A exposição dedica uma área a cada uma das sete cores selecionadas e, através de blocos de seis fotografias representativas de cada cor e de pequenos textos, aborda o significado dessas cores no mundo.
A descrição da exposição resume que “no quotidiano das grandes cidades do mundo predominam as cores metálicas, o branco, o preto e o cinzento. No entanto, o nosso mundo é um caleidoscópio. Há décadas que a National Geographic nos oferece imagens da variedade do mundo”.
“Atualmente, o trabalho dos seus fotógrafos é um apelo à responsabilidade e ao compromisso com a diversidade. Dos azuis e cinzentos enevoados da luz matinal aos roxos e vermelhos vivos do pôr do sol, esta exposição convida-nos a descobrir, através das imagens, que a cor está em todo o lado, mesmo que não prestemos atenção. Cada área é dedicada a uma cor e ao seu significado, qualidades e simbolismo ao longo do tempo”, cita o município, em nota de imprensa.
A exposição tem visita livre durante 24 horas e integra, ainda, visitas guiadas para escolas e grupos (de segunda a sexta, das 10h00 às 13h00 e das 16h00 às 18h00, mediante reserva, através do contacto telefónico 215 562 495, e visitas comentadas, abertas ao público em geral (aos sábados, às 18h00, e aos domingos, às 12h00).