A inauguração do Estádio Municipal das Laranjeiras, prevista para quarta-feira, foi adiada, devido ao mau tempo, para a próxima sexta-feira, às 20h30, momento que servirá ainda para celebrar os 98 anos da União Sport Clube de Paredes.
Refira-se que este equipamento inclui uma bancada coberta com 2000 lugares, balneários, ginásio, salas de fisioterapia, sala de imprensa, um bar exterior e um restaurante.
“Para perpetuar a memória do antigo estádio ficou a bancada de pedra”, refere a edilidade, em nota de imprensa.
Recorde-se que o antigo estádio das Laranjeiras foi vendido em 2008 pela Câmara Municipal de Paredes por 8,5 milhões de euros. O objectivo passava por fazer nascer naquele local um centro comercial.
Só que a obra não avançou por insolvência da empresa promotora, em 2017, recorda a autarquia.
Assim, o “renascer do Estádio Municipal das Laranjeiras” começou em 2019, quando o actual executivo, liderado por Alexandre Almeida, comprou aquele espaço.
O processo envolveu a expropriação, assim como a aquisição do estádio, do pavilhão e de terrenos adjacentes, dando-se início a uma empreitada de requalificação.
As obras começaram há pouco mais de um ano, num investimento que rondou os dois milhões de euros.
A inauguração do “novo” e mítico Estádio Municipal das Laranjeiras marca o regresso do União Sport Clube de Paredes à “sua antiga casa”, sendo que o equipamento desportivo está preparado para acolher jogos internacionais e de seleções, sustenta a Câmara.
A cerimónia de inauguração vai contar com a presença do presidente da Associação de Futebol de Porto, José Manuel Neves, que será homenageado pela autarquia e também pelo clube paredense.
A festa incluirá ainda um bolo de aniversário, fogo de artifício e a atuação da banda UHF.