A quarta edição dos Jogos ANDDI, a Associação Nacional de Desporto para Deficiência Intelectual, vai juntar em Paredes mais de 600 atletas.
Evento, que é considerado o maior de desporto inclusivo realizado em Portugal, decorre entre os dias 12 e 14 maio, com a cerimónia de abertura marcada no primeiro dia do encontro, às 14h30, no Pavilhão Multiusos de Paredes.
Os jogos ANDDI pretendem ser um “exemplo da valorização e estímulo dos valores da inclusão, da luta e da resiliência dos atletas, equipas técnicas e famílias”, destaca a autarquia anfitriã, em nota de imprensa.
No torneio participam 78 instituições e clubes de todo o país, entre eles o projeto da autarquia “Paredes sem Paredes”, que reúne mais 22 atletas locais.
As atividades do evento são desenvolvidas maioritariamente em Paredes, e abrangem diferentes modalidades como equitação, atividades aquáticas, boccia DI, golfe, andebol 5, ciclismo, futsal, orientação, hóquei DI, remo indoor, basquetebol, ténis de mesa, futebol 7, judo e atletismo.
O cortar da fita dos jogos contará com a presença do autarca local, Alexandre Almeida, o presidente da ANDDI, José Costa Pereira, assim como o diretor da região Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Dias.