No âmbito dos projectos “P(a) Redes de Inclusão” e “Férias Inclusivas – Estruturas Educativas”, a Câmara de Paredes levou crianças e jovens com deficiência e/ou incapacidade e da comunidade cigana até à praia de Leça da Palmeira.
De acordo com a autarquia, o projecto “Férias Inclusivas – Estruturas Educativas” decorre durante o mês de Julho e abrange crianças com deficiência e/ou incapacidade, dos 6 aos 10 anos, das Estruturas Educativas de Gandra e Rebordosa. “Esta iniciativa visa a ocupação de tempos livres, através de actividades de componentes lúdica, cultural, desportiva e terapêutica, dando resposta às necessidades identificadas pelas famílias, face à inexistência de Programas de Ocupação de Tempos Livres adequados a este público, sobretudo durante as interrupções lectivas e férias escolares”, justifica o município.
Também o projecto (Pa) Redes de Inclusão promoveu, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Paredes, as oficinas de ocupação de tempos livres intituladas “Divertidamente Ocupados/as”, destinadas a crianças e jovens da comunidade cigana entre os 5 aos 18 anos. “Além da ocupação dos tempos livres, esta iniciativa visou proporcionar a este público um contato com actividades educativas e recreativas”, tendo sido realizadas, segundo a autarquia, sessões de educação para a saúde onde foram abordados temas com nutrição e sexualidade e violência no namoro, assim como higiene pessoal. Estas crianças e jovens foram ainda ao parque temático e diversões Magikland e numa aventura de Buggy.