O Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas da GNR de Penafiel deteve quatro homens por violência doméstica, nos concelhos de Amarante, Felgueiras e Paredes.
Em Paredes, diz a GNR, um homem de 20 anos foi detido “por exercer violência física e verbal contra duas vítimas de 60 e 90 anos, sua tia e sua avó, às quais exigia diariamente dinheiro”. “Ao lhe recusarem as quantias monetárias, o agressor, além das agressões físicas e verbais, ameaçava-as, tendo ainda destruído vários bens da residência”, explica comunicado.
Um homem de 50 anos foi detido em Amarante por injúrias e ameaças contra esposa da mesma idade, tendo havido uma “escalada violenta” dos comportamentos. No mesmo concelho, a GNR deteve um homem de 21 anos por comportamentos violentos contra a ex-namorada de 19 anos, tendo ameaçado a vítima e “chegando mesmo a persegui-la em veículo e a tentar-lhe retirar o telemóvel”. Já em Felgueiras, foi detido um homem de 56 anos por agredir a esposa de 50 e “ainda por exercer controlo económico sobre a mesma”.
Segundo a GNR, todos os detidos foram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel e ficaram proibidos de contactos por qualquer forma ou meio com as vítimas e obrigados a afastamento das residências, estando controlados por pulseira electrónica.